Lintas Serayu

15 toneladas de pneus são recolhidas por mês em Monte Alto

Desde 2015, 455 mil quilos de pneus tiveram como destino postos de coleta, ao invés do meio ambiente.

Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Prefeitura de Monte Alto realiza trabalho de recolhimento e destinação aos pneus utilizados em toda frota municipal, de carros de passeio e motos a ônibus e caminhões.

A Lei Complementar nº 333, de 4 de setembro de 2012, instituiu o Código Municipal de Resíduos Sólidos de Monte Alto, definindo os princípios, diretrizes e instrumentos para a gestão de tais resíduos, entre eles pneus.
Segundo a lei, em seu artigo 41, ficam obrigados fabricantes, importadores e comerciantes a coletar e dar destinação adequada aos pneus inutilizáveis do município. A lei ainda, em artigo 44, proíbe que o material seja incinerado ou disposto em aterro.

Após a criação da lei, Executivo criou cadastro municipal, englobando borracharias, revendas de pneus e empresas do setor, fazendo com que a obrigatoriedade chegasse ao conhecimento de todos os envolvidos. Para que este resíduo tivesse uma destinação conforme planejada, em 2015 o município formalizou convênio com a empresa Reciclanip, disponibilizando espaço apropriado para a atividade de coleta e armazenamento dos pneus, onde hoje é popularmente conhecido como “Fábrica de Tubos”. Todo o processo de entrega é fiscalizado pela Vigilância Sanitária, que também é responsável por contactar a empresa Reciclanip quando a necessidade do envio de veículo para a retirada dos produtos.

O resultado foi mais que positivo. Desde a criação da lei, os montealtenses não encontram mais pneus inservíveis, que antes eram descartados de forma errônea, em terrenos na área urbana ou até mesmo próximo a nascentes. Desde 2015, mais de 455 toneladas de pneus já foram retirados de seu ponto de coleta. O diretor da Vigilância Sanitária e também presidente do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Júlio César David Pereira, comemora o resultado. “Somente em 2017, já foram quase 100 toneladas de pneus recolhidos e encaminhados para reutilização. Desde a criação desta parceria com a Reciclanip, em 2015, uma média de 500 quilos de material por dia, que antes contaminava a natureza, retorna à cadeia produtiva”.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os montealtenses devem procurar a Vigilância Sanitária do município, através do telefone (16) 3241-2659.