1ª Plenária Municipal trata da saúde da mulher

O Anfiteatro Municipal recebeu, na tarde de terça-feira (27), a primeira edição da Plenária Municipal de Vigilância em Saúde, com a participação de profissionais de área, gestores e usuários.

O evento teve como tema “A importância da intensificação da coleta do papanicolau e do exame de mamografia no município de Monte Alto”, abordando dados obtidos nos anos de 2015 e 2016 da cobertura de coleta dos exames de colo de útero de mulheres de 25 a 64 anos, e mama nas mulheres de 50 a 69 anos, residentes no município.

Iniciando a plenária, compuseram a mesa principal a secretária de Saúde, Sueli Melo, a diretora Bibiana Maria Chamacheli da Silva, o diretor de Vigilância em Saúde, Júlio César David Pereira, a coordenadora da Atenção Básica, Talita Menossi Cotrim e o vereador-presidente da Câmara Municipal, Júlio Zacarin Neto. Em seguida, os presentes entoaram os hinos Nacional e de Monte Alto.

Júlio falou da importância em absorver as informações que seriam ali apresentadas, tão relevantes para traçar o cenário atual da saúde em Monte Alto. Já a coordenadora Talita, elucidou que tais dados servirão não apenas ao município, já que são compartilhados por cidades de todo estado paulista.

Tomando a palavra, o vereador e presidente Júlio Zacarin Neto disse ser importante o diálogo do terceiro setor com o Poder Público, e finalizou parabenizando os profissionais de saúde pelo atendimento prestado em Monte Alto. Finalizando, Sueli Melo agradeceu a presença de todos e o fundamental apoio do prefeito e vice aos projetos da saúde. João Paulo Rodrigues e José Cláudio Inforçatti “Bicudo” justificaram as ausências na plenária, realizada no mesmo dia de fundamental viagem à São Paulo, para assinatura de convênios.

A diretora de Saúde, Bibiana Maria Chamacheli da Silva, iniciou sua palestra falando sobre o funcionamento da Vigilância em Saúde. O departamento tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações, destinadas a controlar determinantes riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde. Abrange as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde e deve estar, cotidianamente, inserida em todos os níveis de atenção da saúde.

Em 2015, Monte Alto contava com uma população de 13.838 mulheres, de 25 a 64 anos. Foram 1.196 exames de Papanicolau realizados, sendo 968 nesta faixa etária. Isso representa apenas 6,99% da população total.

Já em 2016, a população de mulheres de 25 a 64 anos foi de 13.937; foram realizados 1.384 exames, sendo 1.077 na faixa etária. Desta forma, 7,72% da população total.

Sobre o exame de mamografia, em 2015 foram realizados 814 (509 na faixa etária entre 50 e 69 anos), contra 1.040 exames em 2016 (639 na faixa etária de 50 a 69 anos). Isso representa um aumento de 9,23 para 11,34% da população atendida.

Após apresentar os dados coletados nos últimos anos, a diretora deliberou sobre ações que possam melhorar estes indicadores, como o acesso à informação através de folhetos explicativos.

Primeira pré-conferência acontece na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, será realizada a 1ª Pré-Conferência em Saúde Municipal, às 19h30 no Centro Educacional Pedro Cetroni, no Distrito de Aparecida do Monte Alto.

Com o tema “SUS: nenhum direito a menos, uma conversa sobre gestão”, serão abordados assuntos pertinentes à saúde, com o objetivo de levantar e o cenário atual e metas de trabalho e assistência que venham de encontro às necessidades dos munícipes. A ação auxilia no desenvolvimento e melhoria de programas e projetos da saúde hoje ofertados.