Lintas Serayu

Acessível, governo reinaugura “Parquinho”

Espaço com facilidade para circulação, brinquedos para todas as idades e Jardim Sensorial estão entre as novidades

 

Um dia marcante e especial, visível nos olhares, gestos e falas de quem estava presente. Assim pode ser resumida a reinauguração do Parque Infantil “Honorina Ascari Ulian”, realizada na manhã de sábado, 27. Um trabalho conjunto das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação, Marketing e Segurança.

Ponto de encontro de pais e crianças há várias décadas, o “Parquinho” passou uma extensa obra, tornando-se o primeiro local, com esta destinação, totalmente acessível no município.

Agora, possui facilidade para circulação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há também o Jardim Sensorial, com plantas que estimulam tato, olfato, visão e mesmo gustação. Para garantir a segurança dos presentes e do patrimônio público, câmeras de monitoramento foram instaladas.

Com seus espaços divididos, é garantia de diversão a várias idades – incluindo canteiro e brinquedos para bebês.

Para receber todas essas melhorias, o local contou com a destinação dos recursos por parte do vereador Thiago Cetroni, no ano passado, por indicação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Presidente do Conselho, Elaine Marabita Savian, comentou na ocasião sobre a importância o “Parquinho” tornar-se acessível a todos. “Aqui, todos vão conviver juntos, independente de qual seja a deficiência. Vai ser um local terapêutico e de muito aprendizado”. Ela esteve acompanhada da presidente da gestão anterior, Cássia Licursi Pelloso.

Em sua fala, Cetroni também lembrou do ex-prefeito João Paulo Rodrigues, pois a obra iniciou em seu governo, e agradeceu a prefeita Maria Helena por continuá-la. Comentou ainda sobre a variedade de opções de brinquedos – para todas as idades – e que sua iniciativa em buscar verbas partiu após uma conversa com a então presidente do Conselho, Cássia, sobre o direito de todos terem o acesso a brincar.

“A nossa meta de governo é fazer um governo para todos e este espaço simboliza isso. Um local inclusivo e acessível”, reforçou a prefeita Maria Helena.

Representando as pessoas com deficiência, a pequena Alissa Furlanetto Augusto, nomeada ‘embaixatriz’ do Parquinho, falou sobre sua felicidade e convidou todas as crianças para brincar. Ela esteve acompanhada da mãe Priscilla e do pai Émerson.

Ao final, os presentes descerraram a placa que marcou a reinauguração. A homenageada foi representada pelo filho João José Ulian e os netos Denise e Renato.

SOBRE

Honorina seguiu os passos do genro, José Ulian, no dom de proteger as pessoas com benzeduras. Era devota de Nossa Senhora Aparecida e de Menina Izildinha, a quem os moradores de Monte Alto atribuem milagres e curas.

Diaz que, às vezes, via a garota ao seu lado durante as rezas e que, por meio do ‘Anjo do Senhor’, teve a sua primeira graça atendida, junto ao neto Luizinho, de apenas dez dias, que não respirava durante o banho.

Era caseira e adorava receber visitas e cuidar do lar.

Morreu em 27 de janeiro de 2014, enquanto dormia, aos 104 anos. Ficou viúva de João Ulian depois de 65 anos de casamento; teve quatro filhos, dez netos, 15 bisnetos e uma trineta.