Alunos da EMEB Lourdes Siqueira conhecem nascente de água

A visita ao local, no Bela Vista do Mirante, proporcionou uma nova experiência às crianças da escola. Segundo os relatos, nenhum deles já havia visto como é uma nascente.

Alunos do 4º ano do período da tarde, da EMEB Lourdes Siqueira Martins Ferreira, tiveram uma oportunidade inédita em suas vidas. No dia 28 de setembro, o grupo formado por quinze crianças e professores, descobriram um espaço cercado por mata ciliar que contorna o Córrego do Gambá que, apesar de tão próximo à escola, ficava esquecido, a poucos metros da Rua Primo Meloni.

Com as orientações dos estudantes de Engenharia Ambiental e estagiários da Prefeitura de Monte Alto, Ian Vinicius Pupin Catarino e Carolina Basílio de Simone, os visitantes aprenderam sobre como se forma uma nascente, sua importância para o meio ambiente e a necessidade de sua preservação. Em grupos menores, as crianças desceram escada que leva muito próximo à água, que corre límpida.

A nascente, preservada, contrasta com o cenário visualizado na via pública por onde os visitantes passaram, onde há acúmulo de lixo e serve como despejo inapropriado de animais mortos. Vendo o local, os jovens aprenderam que aquilo era resultado do descarte incorreto do lixo, e tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o conteúdo debatido. Turmas de todas as escolas municipais conhecerão a área, que também está disponível para visitação popular.

Retornando à sala de aula, a professora realizou atividade extraclasse, onde as crianças puderam fazer desenhos com base no aprendizado adquirido durante a visita. A Prefeitura programa, junto à comunidade, mutirão de limpeza no local, colocando em prática o que é ensinado às crianças montealtenses, tanto em sala de aula como em visitas como esta.

Nos desenhos abaixo, feitos pelas crianças, é possível visualizar elementos como a cerca que protege a nascente, a escada que levou eles até o olho d’água e também um cenário não tão belo visto no córrego, com a presença de muito lixo.