Alunos da “Lourdes Siqueira” conhecem simulador de erosão

Na manhã de 20 de abril, alunos dos 3º e 4º ano da EMEB Lourdes Siqueira Martins Ferreira, no Vale dos Sonhos, participaram de ação promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O estudante Ian Vinicius Pupin Catarino, que cursa Engenharia Ambiental, apresentou maquete que simula a infiltração da água no solo, e mostra os diferentes resultados de acordo com as condições de cada local.

Na maquete estão presentes porções de terra divididas entre solo descoberto, proteção de feno e proteção de palha. Após ação da água, é possível explicar aos jovens os fatores que ocasionam em erosão, além da importância do processo de infiltração da água no lençol freático e a preservação das matas ciliares.

Os alunos não só ouviram as explicações, como tiveram a oportunidade de auxiliar na ação, respondendo em seguida questões elaboradas pelo palestrante. Este novo simulador foi construído em parceria com a Casa da Agricultura (CATI), baseando-se em outro equipamento, utilizado em 2017 graças ao empréstimo. Com o novo equipamento, segundo os envolvidos na ação agora será possível realizar cronograma de palestras em todas as escolas do município, adaptando o aprendizado de acordo com a idade dos alunos.