Ameaça do coronavírus na região é pauta de reunião com equipes de saúde de Monte Alto

A Secretaria Municipal de Saúde convocou, na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, representantes de Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro Municipal, SAMU/COUR, Unimed e Santa Casa, para deliberarem sobre a situação do coronavírus no país e criar plano de contingência em Monte Alto.

Segundo a secretária Sueli Melo, as orientações do Departamento Regional de Saúde (DRS) e do Ministério de Saúde já estão sendo cumpridas. Porém, com a suspeita da chegada da doença em municípios próximos, como Ribeirão Preto, São Carlos, Franca, Barretos e Batatais, os gestores enxergaram a necessidade de criar um protocolo que colabore com o tratamento, caso estas suspeitas cheguem a Monte Alto ou se confirmem na região.

Acompanhando a reunião com os responsáveis pelas unidades de saúde, esteve a biomédica Priscila de Mello, que assume o Departamento de Vigilância Epidemiológica na próxima semana.

As orientações são que os responsáveis acompanhem os boletins diários emitidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, reuniões semanais debaterão o cenário municipal.

Outro ponto discutido é a necessidade de tranquilizar a população. As equipes passarão por treinamento para evitar o contágio e os casos suspeitos serão imediatamente isolados, não permanecendo nas recepções das unidades.

Por fim, os presentes na reunião elencaram a necessidade de levar orientações a grandes empresas da cidade, principalmente exportadoras e importadoras. A próxima reunião está marcada para o dia 6 de março, sexta-feira.

Pronto Socorro será ponto central no atendimento

Os munícipes com suspeita devem dirigir-se ao Pronto Socorro Municipal imediatamente. No local, a equipe está preparada para abordar este munícipe e cuidar para que não haja o contágio dos demais presentes, através do isolamento e o uso de máscaras.

Caso o suspeito chegue a alguma unidade de saúde, a equipe acionará ambulância para o deslocamento ao local adequado.

Não há ainda tratamento específico para o coronavírus, sendo este baseado no uso de antitérmicos, analgésicos e hidratação.

Prefeitura lança página com informações

As principais orientações sobre suspeitas e como evitar o coronavírus estão disponíveis em uma nova página dentro do site da Prefeitura de Monte Alto, em www.montealto.sp.gov.br/site/coronavirus.

Neste local, os visitantes poderão acompanhar as atualizações sobre a doença no município, incluindo as notícias publicadas quanto ao assunto.