Lintas Serayu

Anfiteatro Municipal recebe palestra com especialista sobre drogas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e parceria do COMPAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) promoveu na última sexta-feira (18), a palestra “Uma conversa franca sobre drogas”, com a professora Iraci Genésio Caetano. O evento aconteceu no Anfiteatro Municipal, às 14 horas, e foi destinada a diversas entidades que atendem aos munícipes em sua saúde física, mental e social.

Quem conduziu a palestra foi o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani, que apresentou a palestrante ao público. Iraci é assistente social, psicoterapeuta, especialista em Dependência Química e, atualmente, diretora técnica do Ambulatório de Prevenção e Tratamento DQ, em Campinas (SP).

A professora explicou aos ouvintes os efeitos nocivos do uso de drogas, bem como os motivos que levam um indivíduo a utilizá-las. Podem ser eles: a curiosidade, busca de prazer, diminuir a timidez, conseguir status; muitas vezes, o exemplo dos pais, ser aceito no grupo, quebrar barreiras sociais e pressão da mídia.

A especialista em Dependência Química também esclareceu as diferenças entre o uso, o abuso e a dependência. O uso é caracterizado pelo consumo de uma substância. O abuso é a utilização com problemas, se tornando um uso nocivo. E a dependência é o uso compulsivo, caracterizado pela perda de controle e problemas sérios.

Estiveram presentes representantes da escola SESI-SP de Monte Alto, Dr. Luiz Zacharias de Lima, Etec Alcides Cestari, Colégio Visão. Membros do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), GGI (Gabinete de Gestão Integrada), Horto de Deus de Monte Alto e Taquaritinga, Prefeitura Municipal de Taquaritinga, Projeto Guri, CRAS Bandeirantes e CRAS Vera Cruz, CAPS, CREAS, Conselho Tutelar, Instituição de Acolhimento Luz e Vida, Diretoria de Comunicação Institucional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte e Lazer, bem como a Guarda Civil Municipal e a Brigada de Incêndio também compareceram. O vereador João Augusto Picolo marcou presença, representando a Câmara Municipal.

No intervalo da palestra, foi oferecido um café da tarde para o público.