Após “pane” no sistema, Saúde reestrutura vacinação (que não parou)

Secretaria tenta compensar poucas doses enviadas pelo Estado, amparada em Norma Técnica que libera “xepa” – serão mais 3 mil doses para 50-59 anos

Com dezenas de milhares de acessos tentados, sendo milhares simultaneamente, o sistema de agendamento caiu por muitas vezes. Quando retornava, quem conseguia sua senha foi sendo agendada entre a quarta, 16 e a sexta, 18.

Segundo a empresa Work in Progress Soluções TI, de Catanduva, que monitora o agendamento desde as outras faixas etárias, quando as pessoas fizeram as senhas on-line normalmente, a explosão de acessos fez com que fosse necessária a mudança de servidor.

A empresa alerta para que somente a faixa etária disponibilizada por dia faça o acesso ao sistema, evitando imprevistos.

Vale destacar que, mesmo com muita gente não conseguindo abrir, houve agendamentos de vacinas para quarta (16), quinta (17) e sexta (18).

LIBERADAS
Como antecipada pela secretária de Saúde, Yayeko Toyoshima, tendo em mãos Norma Técnica autorizando o uso de doses de públicos-alvo que não vieram tomar vacina, a imunização contará com ‘reforço’ de 3 mil doses para essa faixa.

Com público-alvo estimado entre 7 e 8 mil pessoas, o Estado enviou apenas 1.090 doses, assim como feito para toda região. Essas 3 mil doses da “xepa” devem suprir o público até o envio das doses restantes pelo Estado.

“Na quarta, finalmente, tivemos em mãos a norma que nos garantia poder usar a sobra de outras vacinações. Não queria, de forma alguma manter elas guardadas aqui. Como houve agendamentos até na sexta, preparamos a sequência das vacinas para sábado”, comenta a secretária de Saúde.

ESCALONADA
A vacinação, que continua sábado, será escalonada por faixas etárias separadas, dentro do grupo de 50 a 59 anos.

A pessoa precisa fazer os dois cadastros: da Prefeitura e do VacinaJa.
Prefeitura: https://bityli.com/Vacinacao-Monte-Alto.
VacinaJa: www.vacinaja.sp.gov.br .

As imunizações acontecem na UBS Silvio Govoni. Além dos dois cadastros, a pessoa tem que levar CPF e documento com foto.

Acompanhe os dias de abertura e fechamento das senhas on-line no quadro. Somente naqueles dias podem ser feitas as senhas.

EDUCAÇÃO
Com a liberação das doses de sobra, a Saúde também programará a vacinação para profissionais da Educação. Mais informações em breve.