Arborização do município é discutida em audiência pública

Apesar do baixo público, encontro foi produtivo e permitiu o diálogo acerca das questões ambientais entre presentes e profissionais da área.

Em encontro organizado no Anfiteatro Municipal, na noite de terça-feira (18), representantes da comunidade discutiram a arborização urbana e os desafios de Monte Alto na busca por uma melhor qualidade ambiental.

A engenheira agrônoma e doutora em Agronomia, Eloiza Santana Seixas, grande colaboradora no Programa Município VerdeAzul, foi a responsável pelo material que apresentou a atual situação e as perspectivas do tema.

O Plano Municipal de Arborização Urbana vigente foi formulado há 10 anos, pela mesma profissional. Ele era parte fundamental para adesão de Monte Alto no Programa Município VerdeAzul, neste momento em que surgia em São Paulo.

Este plano originou uma cartilha, com especificações sobre espécies indicadas para plantio na área urbana e orientações em sua manutenção. O inventário, feito na época parcialmente, catalogou 3725 plantas em 11 bairros, entre árvores, arbustos e herbáceas. Das 100 espécies encontradas, apenas 35 eram nativas, originárias da região, e 23,4% eram inadequadas, devido ao seu porte, princípios alérgicos e tóxicos, entre outros critérios. O plano de 2008 ainda trouxe como informação que o bairro Jardim Alvorada era o mais arborizado, enquanto que o São Benedito o menos arborizado. Para Eloiza, isso tem ligação com as ruas e calçadas estreitas do local, que não contribuem para o plantio de árvores.

Das árvores catalogadas, 52% eram da espécie Oiti (Licania tomentosa). O número é elevado e vai além do indicado para espécies únicas, segundo a engenheira agrônoma. “O ideal é que não mais de 15% das árvores sejam da mesma espécie. Isso evita que infestações de pragas e doenças exterminem toda a área arborizada do município”, explica.

Após a apresentação do panorama encontrado no primeiro levantamento, foram divulgadas as atividades atuais. Um novo mapeamento vem sendo realizado no perímetro urbano, desta vez com aplicativo móvel que permite o georeferenciamento das plantas e o preenchimento dos dados através do smartphone. A ferramenta é importante aliada no planejamento de ações nas ruas do município, permitindo que os dados sejam cruzados e acompanhados digitalmente.

Em recente pesquisa, 88% dos entrevistados aceitaria o plantio de árvore em frente ao seu imóvel, e 98% disseram ser do seu agrado árvores existindo nas calçadas. Quando perguntados sobre o que é negativo na arborização da sua rua, 38% disseram que os problemas com a rede de energia elétrica e telefonia, seguidos de 30% o rompimento de calçadas e 11% a sujeira causada pelas folhas. A maior parte dos entrevistados considera a arborização da cidade razoável (54%), respondendo também que faltam árvores nestes espaços (74%).

Finalizando a apresentação, foram mostradas fotos da região central de Monte Alto, onde se percebe a diminuição no número de árvores plantadas ao longo dos anos, principalmente defronte a prédios comerciais.

Os presentes puderam discutir diversos pontos do que foi apresentado, contribuindo com ideias. Entre os munícipes participantes da reunião, estiveram o vereador João Augusto Picolo e o interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Tadeu Veronezi Nunes.

Texto e fotos: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto