Audiência Pública reúne profissionais do transporte para debater o futuro de Monte Alto

Focada não apenas na obtenção do selo de Cidade de Interesse Turístico, mas também sua permanência nos próximos anos, Administração Municipal debate regulamentação com envolvidos no tema.

Monte Alto dá importante passo rumo ao seu futuro turístico. Em audiência pública realizada no Anfiteatro Municipal, no dia 6 de abril, com a presença de 60 profissionais, Executivo fez sua primeira apresentação de projeto para regularização das atividades de mototáxis, motofrete, motoboy, táxi, carro-táxi e tuk-tuk.

O prefeito João Paulo Rodrigues falou da importância do diagnóstico e discussão da atual situação do transporte no município. “Já somos, segundo o IBGE, 49.700 habitantes. Estamos muito próximos da marca de 50 mil, é preciso que façamos o dever de casa para nos tornarmos uma cidade turística, e que nos preparemos para os próximos anos”, enfatizou.

Paulo César Carello, secretário de Planejamento, tomou a palavra e fez apresentação do princípio fundamental, objetivos da audiência e os documentos base para os trabalhos: Plano Diretor, Plano Municipal de Turismo e Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Segundo Paulo, estão cadastrados 82 mototaxistas na Prefeitura de Monte Alto. Considerando dados estatísticos do IBGE, seria possível o cadastro de 100 profissionais, atingindo uma moto para cada quinhentos habitantes. Assim como em outras categorias, é fundamental que regras sejam criadas, preservando a vida dos profissionais, população local e turistas, como cursos de capacitação, vistorias nos veículos e renovação anual de autorização. “É preciso definir regras para garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados, e também pensar nos profissionais, nos benefícios com tais capacitações e a obrigatoriedade de formalização”, explicou o secretário.

Encerrando o encontro, fichas foram entregues aos motociclistas e motoristas. Membros do Executivo, vereadores e demais presentes ouviram sugestões e reivindicações da classe, que tem à disposição, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), ficha para preenchimento que permitirá, ao Executivo, traçar a realidade do transporte no município.

As próximas reuniões estão previstas para o dia 18 de abril, às 8h30 (com representantes do transporte coletivo urbano), no mesmo dia às 10h (com mototaxistas, motofretes, motoboys) e no dia 19 de abril, às 10h (com motoristas de táxi, carro-taxi e tuk-tuk), todas a serem realizadas na sala 22 da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura ressalta que os trabalhos em busca do selo de Cidade de Interesse Turístico vão além da regulamentação do transporte. “Estamos envolvidos em grande número de ações que possibilitarão melhorias no município. Da instalação do Passe Único, até a fiscalização mais intensa de terrenos e calçadas, esta é uma luta que todos os departamentos compraram e uniram forças. Não só para a conquista do selo, mas também sua permanência em Monte Alto nos próximos anos”, finalizou Paulo.