Lintas Serayu

Câmara Técnica definirá recursos para causa animal

 

Grupo da sociedade civil e do governo atuará dentro do Comdema, apontando onde dinheiro público será aplicado

 

Em reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente no dia 27 de maio, por indicação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi instituída a Câmara Técnica da Causa Animal, através da Resolução Condema 03/2021, publicada no Diário Oficial de 29 de maio.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nascibem, explica que “a Câmara Técnica da causa animal vai além de problemas com cachorros e gatos. Haverá ação conjunta com outros setores, como o de controle de zoonoses, por exemplo”.

Fábio ressalta ainda que “não encontramos em nenhum outro município uma Câmara Técnica referente à causa animal e optamos por este tipo de colegiado, uma vez que o canil está vinculado a nossa Secretaria e existe uma alta demanda deste assunto”.

“A partir disso, é possível delimitar os papéis, sendo a Secretaria de Saúde responsável pelo controle de zoonoses e campanhas de castração. Compete ao Meio Ambiente o bem-estar animal e a manutenção do Canil Municipal”.

Membros das secretarias de Agricultura e Meio e Ambiente e Saúde, além de Organizações da Sociedade Civil da Causa Animal e profissionais como veterinários e biólogos farão parte da Câmara.

O que é?

As Câmaras Técnicas surgem da necessidade de aprofundar a discussão de assuntos pertinentes ao Meio Ambiente.

São grupos temporários compostos por especialistas e representantes de todos os envolvidos no setor, a convite da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de acordo com o nível de complexidade e importância desses assuntos.

As Câmaras obedecem a um caráter formal, estabelecido em um regimento interno também aprovado pela Diretoria do conselho a que pertence.

Reunião do COMDEMA em que foi instituída a Câmara Técnica