Cartório Eleitoral prepara mutirão da biometria na Prefeitura de Monte Alto

Nos dias 6 e 7 de novembro, quarta e quinta, uma equipe do Cartório Eleitoral de Monte Alto atenderá funcionários públicos interessados em realizar o cadastramento da biometria, obrigatória para as próximas eleições.

O local escolhido para a realização desta atividade foi o prédio da Secretaria Municipal de Educação, ao lado do prédio da Prefeitura. A proposta é levar a estrutura de encontro com o funcionalismo público, facilitando para quem encontra dificuldades em agendar horário de atendimento pelo site. O trabalho será desenvolvido das 9h30 às 17 horas.

Para a realização do cadastramento biométrico, são necessários apenas os seguintes documentos originais: RG, Certidão de Nascimento, de Casamento ou Carteira Profissional (mulheres casadas ou divorciadas devem levar RG com a Certidão de Casamento), CPF, Certidão de Reservista (homens entre 18 e 45 anos que ainda não possuem o Título Eleitoral), comprovante de endereço e o Título de Eleitor.

A biometria confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. O procedimento é feito no ato do atendimento e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

A biometria é obrigatória para 479 municípios, incluindo Monte Alto. A população pode agendar o cadastro no site www.tre-sp.jus.br. Para saber se o eleitor já fez a biometria, basta conferir no canto superior direito do documento, onde deve constar “Identificação biométrica”. O prazo para recadastramento de eleitores de Monte Alto, Pirangi e Vista Alegre do Alto encerra-se em 19 de dezembro deste ano.