Centro de Economia Criativa é oficialmente inaugurado na Praça São Benedito

Em breve cerimonial na manhã de domingo, dia 20 de dezembro, expositores da Feira do Produtor e visitantes foram apresentados ao Centro de Economia Criativa, que recebeu o nome do ex-vereador Marcelo Tota.

A obra está localizada no Largo do Batismo, local onde, segundo a história, foi batizada a cidade de Monte Alto, pelo seu fundador Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel. Tradicionalmente, o local recebe aos domingos a Feira do Produtor, que agora conta com a melhoria que abriga seus frequentadores do sol e da chuva.

Segundo o prefeito João Paulo Rodrigues, a obra foi pensada não exclusivamente para a feira de domingo, como também para ser palco de diversos outros eventos nos outros dias da semana, como quermesses, shows e exposições.

Após a execução dos Hinos Nacional e à Monte Alto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani, contou a história que levou até a entrega desta obra. Em 2018, o prefeito João Paulo Rodrigues já buscava aquela melhoria, quando chegou ao município uma verba do Ministério do Turismo. Em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ficou decidido revitalizar a Praça São Benedito e cobrir a Feira do Produtor, entre outras obras. No entanto, ao ser orçada, a cobertura tinha um valor muito superior ao disponível. Desde então, ocorreu um intenso trabalho político em busca de verbas. Em 2020, a cobertura foi licitada e as obras tiveram início.

Após a apresentação do histórico da obra, foram chamadas as famílias de Marcelo Tota e de Rosângela Pupim Mergulhão Tota, para homenagem à, como era mais conhecida, Rose Tota, que empresta seu nome ao Projeto Clarear. A primeira-dama Luciana Alexandre entregou a placa, que será instalada no projeto, e um diploma às duas famílias, em lembrança dos serviços prestados pelo casal à comunidade montealtense.

Dando continuidade, o diácono Natalício Rosa fez a benção do Centro de Economia Criativa e os presentes foram convidados a dirigirem-se ao primeiro pilar do Centro de Economia Criativa, onde encontram-se as placas de inauguração, que foram descerradas.

Finalizando a manhã, o sanfoneiro Maicon Fuzuê se apresentou e animou o público que fazia suas compras na Feira do Produtor.