Cirurgias de catarata e pterígio são realizadas em carreta da Saúde

A Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na terça-feira (1), ao mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, com munícipes que aguardavam na fila de espera.

Ao todo, serão feitas 300 cirurgias de catarata, opacidade parcial ou total do cristalino que afeta a nitidez da visão, e 34 cirurgias de pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, que é o crescimento do tecido que recobre o olho e causa grande irritação.

Para cálculo da contratação, no processo licitatório, foram seguidos os valores da tabela SUS, em um total de R$ 916,74 para cada cirurgia de catarata e R$ 239,55 para cada de pterígio, incluindo as consultas, colírio e óculos de proteção. A empresa COHR Oftalmologia Humanizada, da cidade de Olímpia, foi a vencedora do Pregão Presencial, de nº 54/2019. A realização das cirurgias foi possível graças à devolução de valor não utilizado pela Câmara Municipal, em outubro do ano passado, pelo então presidente Júlio Zacarin Neto.

Antes do início dos exames, o prefeito João Paulo Rodrigues; o vice-prefeito José Cláudio Inforçatti (Bicudo); a secretária de Saúde, Sueli Melo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Baltazar Garcia; o vereador Júlio Zacarin Neto; e o diretor clínico da Saúde, Dr. Eugênio Freire de Andrade Filho estiveram conversando com os pacientes e seus acompanhantes. Diretores da pasta, enfermeiros e agentes das unidades de saúde trabalham para que tudo ocorra em conformidade com o planejado junto aos cirurgiões.

Nos dias 1 e 2 de outubro, a equipe esteve realizando os exames e orientações. Já nesta quinta-feira e amanhã, dia 4, as cirurgias são realizadas em carreta da empresa. Os pacientes são liberados logo em seguida, munidos de tudo que é necessário para continuarem em suas casas o tratamento.