Com equipamento pioneiro na América Latina, Monte Alto tem 100% do seu esgoto tratado

Monte Alto já conta com 100% do seu esgoto coletado e tratado. As informações são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, responsável pela prestação do serviço no município.

São duas estações de tratamento. A ETE Córrego Rico, obra de R$ 7,5 milhões, foi inaugurada em 2009 e está em pleno funcionamento. A ETE Turvo, obra de R$ 10 milhões inaugurada em 2010, contém lagoa de tratamento com lodo ativado e foi a primeira na América Latina a contar com este processo. O projeto foi elaborado pela SABESP, com parte da verba para sua construção advinda do PAC de saneamento do Governo Federal.

Com a criação dos novos bairros e constante melhoria na estrutura existente, o tratamento do esgoto continuará em sua totalidade, graças ao cumprimento do cronograma previsto no Plano de Saneamento Básico, feitos pela empresa junto à Prefeitura de Monte Alto.

Exemplo desta preocupação com a melhoria dos serviços prestados, cada vez mais cobrados pela população, ocorreu a construção de Estação Elevatória de Esgoto, no Distrito de Aparecida do Monte Alto. O novo sistema foi acompanhado pela troca de mais de 120 metros de tubulação da rede coletora e da construção de poço de vistoria e manutenção. Os bairros Vera Cruz, San Remo e Eldorado receberam melhoria no sistema de escoamento de esgoto, com a expansão de mais de 530 metros de tubulação.

A cidade hoje dispõe de equipamento moderno, inclusive o primeiro fabricado no Brasil pela empresa Prominas, que retira todos os dias, aproximadamente, 300 kg de areia do esgoto da Bacia do Turvo e cerca de 40 kg de material gradeado. A preocupação e empenho da SABESP para a prestação de serviço com qualidade a cada montealtense tornou Monte Alto referência em destinação correta e gestão ambiental de resíduos, gerados a partir do tratamento de esgoto.

eteturvo_sabesp
A Estação de Tratamento de Esgotos – ETE Turvo tem capacidade de atender 28 mil montealtenses.