Com teatro e música, Vigilância alerta sobre a dengue nas escolas municipais

A Vigilância Epidemiológica de Monte Alto, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou um ciclo de palestras em EMEBs, de 16 a 24 de outubro.

O projeto foi preparado pelo departamento em parceria com a EMEB Professora Juventina de Oliveira Penna Campos. Da escola, profissionais prepararam a cenografia, ensaiaram os alunos dos 3º ao 5º ano que apresentaram o teatro, assim como os alunos do 7º ano que apresentaram uma paródia com o título “Ô meu amigo”.

Fizeram parte da ação e receberam os jovens artistas, as EMEBs Florindo Gesualdo da Silva, Professora Maria de Lourdes Bizeli Ulian, Oraildes Barroso Zocco, Professora Antônia Florenzano, Maria Aparecida Oliverio Tiezerini, Professor Thyrso Jorge dos Santos Galasso e Lourdes Siqueira Martins Ferreira.

A peça “Chapeuzinho Vermelho contra o Mosquito da Dengue” mostra a personagem principal se deparando com uma situação favorável à proliferação do Aedes aegypti, quando ia à casa de sua avó. Após organizar a bagunça e chegar à moradia da idosa, percebe que ela está muito mal por ter contraído a dengue. A pequena então aciona o caçador que, junto ao lobo, localizando e exterminam o mosquito. No final, todos cantam e dançam juntos, alertando sobre o risco da doença.

Encerrando a apresentação, alunos cantaram paródia ao som de violões e flauta. A letra foi desenvolvida com o apoio da professora de Português, Silvana Quinalia e a turma foi ensaiada pela professora de Matemática, Patrícia Hideko Hama Miyashiro. Do Projeto Guri, o professor Thiago Brasil colaborou com os jovens na finalização da música.

A diretora da Vigilância em Saúde, Micheli Deolindo, a escriturária da Vigilância Epidemiológica, Daniela Cristina Marcussi Agrião, e a coordenadora da EMEB Juventina, Alessandra Dias Lopes Antonio, acompanharam todas as apresentações e agradeceram às escolas pela receptividade.

Texto e fotos: Comunicação/Prefeitura de Monte Alto