Lintas Serayu
Reclamações sem procedência recebidas na VISA-E – Em andamento  22/02/2016
Devido a grande demanda de reclamações recebidas por telefone sem procedência, solicitamos que as denúncias sejam feitas diretamente na Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Sua denúncia será sigilosa e lhe será entregue um protocolo para acompanhamento dos procedimentos adotados. Lembramos da importância de ter em mãos no momento da denúncia o endereço correto do local a ser averiguado.

Dengue e Chikungunya – Em andamento  04/03/2015
Monte Alto está em estado de alerta e neste ano, a população terá de redobrar os cuidados, pois o mosquito Aedes aegypti além da dengue também transmite o vírus Chikungunya.
A Chikungunya é uma doença originária da África e provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.
Os sintomas da Chikungunya são: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes com dores simétricas nas mãos, punhos, ombros, tornozelos, joelhos e pés e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. Estes sintomas duram aproximadamente seis meses. A pessoa adquire imunidade permanente ao vírus da Chikungunya.
Devemos redobrar nossa atenção, pois as cidades vizinhas ao nosso município já estão com epidemia de dengue.
É importante salientar que pacientes idosos, gestantes, ou com diabetes, hipertensão arterial, doenças crônicas, etc., devem ter atenção especial, já que eles fazem parte do grupo de risco onde a dengue ou o Chikungunya pode se manifestar de forma mais grave.
Devemos redobrar nossa atenção, pois de acordo com o índice que mede a infestação larvária, nosso município apresentou índice elevado, conforme levantamento realizado em outubro passado. Temos que estar juntos eliminando os criadouros do mosquito, tampando caixas d’água, tirando dos quintais pneus, garrafas vazias, realizando a limpeza de calhas e lajes, enfim, todo e qualquer material que acumule água.
Essas são medidas simples, mas que devem ser adotadas por toda população para que ano após ano menos ocorrências da doença sejam registradas. É importante salientar que a nebulização contra a dengue só é indicado em casos positivos de dengue, sendo realizado no interior dos imóveis. Já a nebulização realizadas nas ruas (fumacê), não é recomendada, pois sua utilização causa resistência dos mosquitos ao inseticida e não é eficaz, por se tratar de um método pouco seletivo causa a morte de inúmeros outros animais, provocando desequilíbrio ecológico.
Até a presente data, estamos com cinco casos confirmados de dengue dois aguardando resultado.

Arrastão em combate a Dengue em condomínio – Encerrado  14/01/2014
Bom dia, por motivo de ter sido encontrado uma grande quantidade de criadouros, larvas do mosquito, a Vigilância Sanitária informa que estará fazendo o arrastão de limpeza em combate a DENGUE no condomínio Vale Verde nos dias 16,17 e 18 de Janeiro (próximas quinta, sexta e sábado).
Pedimos a colaboração dos moradores e proprietários das chácaras para colocarem os entulhos para fora dos imóveis e permitirem a entrada dos agentes.
Vamos ajudar nesta campanha, só assim teremos alguma chance contra esse mosquito.

COMUNICADO SOBRE O SEBRAE – Em andamento  16/12/2013
A Vigilância Sanitária comunica as empresas que A EAD SEBRAE está oferecendo Curso de Boas Práticas de Fabricação em Serviços de alimentação a distância.
Esse curso é para que as empresas ofereçam para seus funcionários, é necessário que a empresa se cadastre no site www.ead.sebrae.com.br e para ver o conteúdo do curso e realizar matrícula entrar no link http://www.ead.sebrae.com.br/tenho-uma-microempresa/bpsa-boas-praticas-nos-servicos-de-alimentacao/
Os orgão públicos também podem ser cadastrados,mesmo que a empresa ou orgão público esteja ccadastrado é necessário que o aluno realize seu cadastro pessoal.
O curso é gratuito…e será emitido certificado no final do curso.

Qualquer dúvida entrar em contato com VISA pelo telefone 32429459 ou 32412659 das 07:00 ás 16:00 horas.

Alerta sobre a gripe suína – Em andamento  04/06/2013
ALERTA para Monte Alto quanto à gripe suína.

Atualmente o Estado de São Paulo constatou um aumento de casos de influenza A H1N1, portanto solicitamos atenção aos cuidados preventivos a fim de evitar a contaminação pela doença.
Se você esteve ou manteve contato com pessoas da área de risco e apresenta os seguintes sintomas:
 Febre alta repentina e superior a 37,5ºC
 Tosse
 Dor de cabeça
 Dores musculares e nas articulações
 Dificuldade respiratória

Entre em contato imediatamente com Vigilância Epidemiológica, tel. 16-3241-3343, ou dirija-se ao Pronto Socorro Municipal.

Evite a contaminação:
1. Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
2. Quando tossir ou espirrar, cubra sua boca e nariz com lenço descartável. Caso não o tenha utilize o antebraço. Se utilizar as mãos lave-as rapidamente com água e sabão.
3. O uso de máscaras é indicado é indicado para prevenir contaminação.
4. Mantenha sempre a uma distancia de mais de um metro ao conversar com outras pessoas.
5. Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
6. Manter o ambiente domiciliar e de trabalho arejado.
7. Utilizar toalhas e lenços descartáveis.
8. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão.
9. Utilizar álcool gel para higiene das mãos.

AOS VIAJANTES QUE SE DESTINAM ÀS ÁREAS AFETADAS:

 Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas. Substituir as máscaras sempre que necessário.
 Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
 Evitar locais com aglomeração de pessoas.
 Evitar o contato direto com pessoas doentes.
 Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
 Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
 Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
 Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
 Não usar medicamentos sem orientação médica.

AOS VIAJANTES PROCEDENTES DE ÁREAS AFETADAS:

Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza suína em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 37.5ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:
 Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima ou no Pronto Socorro Municipal.
 Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Alerta sobre o consumo de alimentos derivados de leite e carne – Em andamento  15/02/2013
O departamento de vigilância sanitária e epidemiológica alerta sobre o consumo de alimentos derivados de leite e carne de origem de Monte Santo de Minas e divulga a população:
– Não consumir produtos de origem animal crus, como carnes cruas ou mal cozidas, leite e derivados não pasteurizados, e especial cuidado, com os alimentos procedentes de Monte Santo de Minas tendo em vista a ocorrência de surto e a investigação ainda em andamento;
– Atenção aos primeiros sintomas respiratórios frente ao consumo de alimento produzido em Monte Santo de Minas ou contato com pessoas com estes sintomas que lá estiveram;
– Atenção aos primeiros sintomas respiratórios como dor de garganta, gânglios cervicais e ou outros sintomas respiratórios, procurar um serviço de saúde. O médico poderá fazer um teste rápido (swab de orofaringe) e frente aos resultados, prescrever a medicação que irá prevenir a evolução para a síndrome nefrítica.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Departamento de vigilância sanitária e epidemiológica.

Arrastão contra dengue – Encerrado  13/02/2013
A partir do dia 14 de fevereiro de 2013, estará sendo realizado o arrastão contra dengue no Jardim Jaqueline. Já a partir do dia 18 de fevereiro o arrastão contra dengue será realizado no Jardim Canaã.

Aviso sobre a destinação de pneus inservíveis – Em andamento  06/02/2013
A V I S O

A Vigilância Sanitária informa a todos os estabelecimentos que comercializam pneus que aqueles considerados lixo deverão ser levados ao ponto de coleta ECOPONTO (antigo matadouro municipal) todas as TERÇAS – FEIRAS das 08h00min até 15h00min.
Informo ainda que a partir do dia 18 de fevereiro deste ano serão feitas fiscalizações nos estabelecimentos, os locais que possuírem pneus armazenados a céu aberto, ou irregular serão autuados e multados conforme lei Estadual 10.083/98 Código Sanitário e Resolução CONAMA nº. 416, de 30/09/2009.

Dra. Kellem Teixeira Ruellas
Diretora da VISA-E
CRM 75.018

Arrastão contra dengue no Jardim Irina – Encerrado  06/02/2013
A partir desta sexta-feira, dia 08 de fevereiro, será realizado o arrastão contra dengue no Jardim Irina.

Arrastão no Jardim Bela Vista do Mirante – Encerrado  25/01/2013
A partir do dia 28 de janeiro de 2013, o departamento de vigilância epidemiológica estará realizando o Arrastão contra dengue no Jardim Bela Vista do Mirante.

Intervenção de mortadela e milho verde – Encerrado  29/08/2012
Informamos que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, através do Centro de Vigilância Sanitária, determinou a interdição cautelar do Lote 1E0712 da mortadela da marca Estrela e do Lote 300437 do milho verde em conserva marca Quero.
A determinação foi publicada em 23.08.2012 no Diário Oficial do Estado tendo em vista a notificação de quatro casos suspeitos de Botulismo em Santa Fé do Sul/SP.
Conforme orientou o CVS, a interdição cautelar dos lotes vale, pelo menos, até a conclusão as análises das amostras dos produtos que estão sendo analisados pelo IAL/SP.
Solicitamos que nos informe caso encontre produtos do Lote suspeito.

Atenciosamente,

Dra. Kellem Teixeira Ruellas
Diretora da VISA-E
CRM 75.018