Lintas Serayu

Concha Acústica é inaugurada e homenageia a Professora Giselda

Monte Alto conheceu, na noite de sábado, dia 19 de dezembro, uma das últimas obras entregues na gestão do prefeito João Paulo Rodrigues.

A Concha Acústica, localizada no Centro Cívico e Cultural “Dr. Elias Bahdur”, recebeu autoridades e artistas para um evento transmitido de forma on-line, pelas redes sociais da Prefeitura de Monte Alto.

Dando início à inauguração, o cerimonialista e secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani, apresentou o histórico de construção da Concha Acústica e convidou as autoridades à Tribuna de Honra: o prefeito João Paulo Rodrigues; a primeira-dama Luciana Alexandre; a secretária de Turismo e Cultura, Cida Constâncio; a ex-prefeita e atual assessora do vice-governador do Estado de São Paulo, Silvia Meira; o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Murilo Jácomo, representando os demais vereadores presentes; a homenageada professora Giselda Araújo de Arruda Campos e sua filha Luciana Campos.

O diácono Fabrício Miranda realizou a benção da obra, seguido dos professores do Conservatório Musical Municipal “Maestro Mário Veneri”, os responsáveis pelos primeiros acordes neste novo espaço da cultura local e pela execução dos Hinos Nacional e de Monte Alto.

Em seguida, foi apresentado vídeo institucional enviado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, com todas as obras realizadas através do MIT, totalizando R$ 240 milhões de repasses em 2020.

Os palhaços Tico e Drico tomaram o palco para sua apresentação e uma homenagem surpresa, em nome da classe artística montealtense, à secretária Cida Constâncio.

A homenageada que empresa nome à obra, Giselda Araújo de Arruda Campos fez uso da palavra e externou a sua alegria em presenciar este novo espaço no Centro Cívico e Cultural. “Aqui neste espaço, há 28 anos, meu marido [o professor Antonio Celso de Arruda Campos, em memória] e eu começamos a desenvolver um sonho, plantando duas sementes: o Conservatório Musical e o Museu de Paleontologia. Já havia aqui Biblioteca, o Teatro Municipal, o Centro de Artes, o Museu Histórico e Cultural, o Museu de Arqueologia e naquele dia, em 1996, nós inauguramos o nosso Conservatório. Aqui neste recinto tão rico de arte, nós temos hoje mais uma joia. Nesta concha teremos guardados todos os nossos encantos. Assim como a concha do mar, esta também produzirá pérolas: de saber, de cultura, de arte, poesia, canto e dança, dando oportunidade a todos os artistas”, disse a professora. “Eu fico muito agradecida porque o nome do meu marido está aí e agora, o meu nome ao lado dele, nós estaremos juntos para sempre”.

Luciana, filha da homenageada, falou da emoção da família em estar presente nesta inauguração que leva o nome de sua mãe. “Nós temos este legado que nossos pais deixaram não apenas na família, mas a tantos outros que tiveram seus talentos despertados”.

A secretária Cida Constâncio relembrou das reuniões no COMTUR, quando foi defendida a permanência do projeto no Centro Cívico e Cultural, e agradeceu ao conselho pelo trabalho realizado. “Esta é a primeira obra do MIT em Monte Alto e acredito que será um grande sucesso para as próximas gestões”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Murilo Jácomo fez um relato de 2017, quando esteve com o prefeito João Paulo e recebeu a notícia que Monte Alto estaria incluso no MIT.

A ex-prefeita Silvia Meira fez um agradecimento aos presentes Paulo Carello e Prof. Thiago Cetroni, que trabalharam, em sua gestão, para que fossem preenchidos todos os critérios que culminaram na certificação no MIT, em 2017.

O prefeito João Paulo Rodrigues lembrou também da ex-secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing do município, Fátima Raposo do Amaral, e dos trabalhos que precederam o título de MIT.

Após os discursos, o presidente do COMTUR, José Francisco Canalli, e o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto, Francisco Innocencio Pereira, foram chamados ao palco para receberam uma homenagem pela participação no projeto da Concha Acústica.

Os presentes então descerraram as placas de inauguração desta obra. Encerrando a festiva noite, o samba tomou conta do espaço e da transmissão ao vivo, com o Bloco do Macaco Albino.

A homenageada

Giselda Araújo de Arruda Campos é nascida em Monte Alto, filha de João Alves de Araújo Júnior e Cynira Barrili Araújo.

Concluiu o diploma de professora primária na Escola Normal de Taquaritinga, em 1955, juntamente com o curso técnico em Contabilidade no Colégio Comercial Deodoro de Arruda Campos.

Em 1958, concluiu o curso técnico em Música, especialidade piano, na Escola Técnica de Arte em Taquaritinga. A partir de 1956, foi professora de música no antigo Ginásio Estadual de Monte Alto. Em 1960, concluiu o curso de especialização em Canto Orfeônico, no Instituto de Educação Caetano de Campos, em São Paulo.

Em janeiro de 1962, casou-se com Antônio Celso de Arruda Campos. Tiveram três filhas, Gisela, Analúcia e Luciana e três netos, Rafael, Samuel e José Victor.

Em 1962, foi nomeada, por concurso público, professora efetiva de Canto Orfeônico e Educação Musical na Escola Estadual de 1º e 2º graus “Dr. Luiz Zacharias de Lima”, onde lecionou até 1992.

Em 1973, concluiu o curso de Habilitação Plena em Educação Musical e Educação Artística na Unaerp, em Ribeirão Preto.

Em agosto de 1992, instalou e dirigiu o Conservatório Musical Municipal “Maestro Mário Veneri”, onde permaneceu até o ano de 2009.

A história da Concha Acústica

A obra é fruto dos recursos do programa estadual Município de Interesse Turístico (MIT), relativo ao ano de 2017.

Depois de muito trabalho e esforços conjuntos de órgãos municipais e estaduais, foi possível entregar mais este patrimônio turístico e cultural à população de Monte Alto.

Tudo começou nos primeiros meses de administração, quando o prefeito João Paulo Rodrigues discutia qual o melhor local para a construção de um palco, pensando em aspectos importantes como segurança, acessibilidade e conforto aos seus frequentadores.

Em maio de 2017, Monte Alto é contemplado com uma das primeiras vinte cidades do MIT, garantindo assim uma obra pelo programa. A ex-prefeita Silvia Meira foi quem deu início a este processo e o ex-deputado estadual, Luiz Carlos Gondim (Dr. Gondim) foi o autor da Lei que tornou Monte Alto um Município de Interesse Turístico.

Após diversas viagens à São Paulo, o projeto, fruto de parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto (AEAA-MA) e com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), foi aprovado e teve início.