Conselheiros Tutelares serão empossados na próxima quinta-feira, dia 9

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente prepara, no Anfiteatro Municipal, a diplomação e posse dos cinco novos representantes do Conselho Tutelar de Monte Alto.

A partir das 8 horas de quinta-feira, dia 9 de janeiro, autoridades e representantes de entidades do município devem reunir-se para a cerimônia, conforme o convite encaminhado pela presidente do CMDCA, Sueli Lozano Garatini e o presidente da Comissão Eleitoral, Robson Alexandre Chiminelli.

Os conselheiros foram eleitos no dia 6 de outubro do ano passado. Ao todo, 25 candidatos estavam aptos a representarem a entidade. Foram escolhidos pela população no processo eleitoral: Murillo Rodrigues (259 votos), Márcia Deluca (257 votos), Aninha Amorin (244 votos), Carlão (213 votos) e Ricardo (201 votos). Os suplentes são Prof. Gilmar Leite (182 votos), Cidinha Fattore (163 votos), Ailton Costa (127 votos), Cristina Moretto (118 votos) e Claudia Cristina (155 votos). Ao todo, votaram 2876 munícipes, incluindo 5 votos em branco e 50 votos nulos.

O Conselho Tutelar tem como principal desafio o enfrentamento à negligência, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. No Brasil, são mais de 30 mil conselheiros tutelares, prestando atendimento a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, além de requisitarem serviços públicos e encaminharem casos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, quando necessário. O Conselho Tutelar pode, inclusive, recomendar que o Estado afaste do convívio familiar qualquer criança e adolescente que estejam sofrendo violações no ambiente da família.