Conselhos ambientais são pauta de encontro do VerdeAzul

Após evento de certificação realizado em São Paulo no dia 5 de março, que premiou municípios com maior desempenho nas diretivas ambientais no ano de 2019 – incluindo Monte Alto pelo terceiro ano consecutivo –, o Programa Município VerdeAzul convidou interlocutores para palestra na cidade de Matão, no dia 12 de março.

No Instituto Federal de São Paulo – IFSP Matão, os palestrantes José Walter, coordenador do Programa Município VerdeAzul e Anselmo Guimarães, secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) apresentaram o funcionamento dos conselhos municipais, esclarecendo dúvidas dos participantes do programa.

O CONSEMA é o máximo órgão consultivo, normativo e recursal integrante do Sistema Ambiental Paulista. Trata-se de um fórum democrático de discussão dos problemas ambientais, sendo uma instância catalisadora de demandas e propositora de medidas que visam aprimorar a gestão ambiental de São Paulo. É, neste sentido, um espaço de encontro do governo com os segmentos organizados da sociedade, ambientalistas, sindicatos, universidades, setor produtivo e órgãos de classe.

Monte Alto participou do evento através do seu secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes e do diretor municipal de Marketing, Raphael Surano Bertolli, interlocutor e suplente do PMVA. As informações transmitidas são de grande importância para as atividades locais, já que Tadeu e Raphael também exercem funções do COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, como presidente e secretário, respectivamente.

Após este evento e com a crescente ameaça do coronavírus (COVID-19) em todo estado, o Programa VerdeAzul suspendeu suas atividades por tempo indeterminado.