Lintas Serayu

Patrimônio Histórico:

Coreto Musical “Hermínio Lanfredi”,
na Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima

O tombamento deste patrimônio histórico e cultural foi proposto pelo vereador Mauro José Cavaletti em 2021, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 3.680, de 24 de março de 2021.

A mensagem proposta pelo nobre edil ao plenário foi:

“O Coreto localizado na Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima, segundo nos conta a história de Monte Alto, foi construído na década de 1930. Esse Coreto abrilhantou, por décadas, Bandas como a do Maestro Mário Veneri (Nome do Conservatório Musical de Monte Alto) e da Banda de Joaquim Bueno do Livramento (Nhonhô), além de apresentação de shows com cantores da época a exemplo de Vicente Celestino, dentre outros.

Quando a Festa de Agosto (Festa do Senhor Bom Jesus de Monte Alto) era realizada nos espaços existentes em frente ao antigo Paço Municipal e da Escola Dr. Raul da Rocha Medeiros, além do espaço existente na Rua Antônio Prado que, à época, “cortava” a Praça, muitas bandas que faziam alvoradas e serestas se apresentavam nesse Coreto para a população.

No dia 30 de junho de 2000, a Lei Municipal de Monte Alto n° 2111/2000 denominou aquele Coreto com o nome do músico Monte-Altense HERMÍNIO LANFREDI, em justa homenagem.

O Projeto em pauta, guarda consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil do ano de 1988, da qual destacamos:

Artigo 23°: É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e
dos Municípios:
III: proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos.

Esperando que a matéria mereça a atenção dos nobres vereadores, aguarda-se
sua aprovação.”

Confira a lei municipal na íntegra:
https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2021/368/3680/lei-ordinaria-n-3680-2021-dispoe-sobre-o-tombamento-do-coreto-musical-denominado-herminio-lanfredi-localizado-na-praca-dr-luiz-zacharias-de-lima-em-monte-alto-sp-e-da-outras-providencias-correlatas?q=tombamento

Mais informações

Onde fica? Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima
Dias e horários de visitação: Todos os dias, espaço público
Possui visita monitorada? Não