COUR/SAMU de Monte Alto participa de curso no Pará

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, os colaboradores do COUR/SAMU de Monte Alto participaram do Curso de Resgate Aeromédico em Locais de Difícil Acesso.

Em sua 57ª edição, o curso é realizado no Centro de Treinamentos “Coronel Morais”, na cidade de Terra Alta, Pará, e conta com carga horária de 50 horas, onde os participantes recebem treinamento teórico e prático. Participaram do curso o enfermeiro responsável técnico Wagner A.C De Grandi de Oliveira, o técnico de enfermagem Eduardo R. Cardoso de Oliveira e os condutores socorristas José Marcelo G. Cassaguerra e José Fabiano Moutin.

O centro, voltado para especializar militares e civis, é considerado o único local da região norte adaptado para realizar simulados de resgate de vítimas de acidentes de queda de aeronaves, de espaço confinado e de acidente automobilístico. O espaço foi idealizado pelo médico Guataçara Gabriel e pelo Coronel da Reserva Remunerada do Corpo de Bombeiros do Pará, Mário Moraes.

Segundo Wagner, a participação no curso permitiu a capacitação e qualificação dos profissionais, que agora são aptos a repassar o conhecimento ao restante da equipe, bem como a outros setores da Prefeitura Municipal, envolvidos direta ou indiretamente no atendimento de acidentes, agravos clínicos e traumáticos, sejam eles em área urbana, rural ou em locais de difícil acesso, como cachoeiras e trilhas em meio às serras de Monte Alto.