Crianças da EMEB Laídes recebem palestra sobre biodiversidade

Alunos da EMEB “Professora Laídes Trindade” participaram, na manhã de terça-feira (3), de palestra promovida pela Vigilância em Saúde em parceria com a Secretaria de Educação. O biólogo Alan Vedovelli transmitiu seu conhecido às crianças da escola, explicando sobre a importância do equilíbrio entre as espécies e seu habitat, exemplificando com a preservação das aves e seu papel no processo de reflorestamento de áreas degradadas.

Segundo Alan, as aves se alimentam de frutos fornecidos por árvores nativas, e acabam por distribuir as sementes em áreas maiores que as cobertas por mamíferos, devido sua facilidade na locomoção. Esse depósito de sementes no solo é feito tanto durante o voo como no momento em que a ave defeca. Sem a interferência humana, estas áreas sem árvores podem ser reflorestadas, neste ciclo natural. A biodiversidade pode definir-se, segundo o biólogo, como o conjunto das diferentes formas de vida que existem no planeta como um todo, ou numa região em particular.

As crianças interagiram com perguntas sobre o assunto abordado e com relatos de acontecimento em suas residências, envolvendo aves nativas e domesticadas. Presente na reunião com a diretora da escola Bete Zaupa, a secretária de Educação, Sueli Hipólito Amantéa conversou com as classes e reforçou o ensinamento.

Encerrando a manhã de debates ambientais, o diretor da Vigilância em Saúde, Júlio Cesar David Pereira, convidou os alunos a conhecerem as imagens disponibilizadas no site da Prefeitura de Monte Alto, prontas para uso em dispositivos como smartphones e computadores. O acesso pode ser feito através do link “Cidade”, no topo da página.