Lintas Serayu

Crianças da EMEB “Lourdes Siqueira” recebem palestra sobre erosão

No dia 14 de setembro, os alunos da manhã e tarde da EMEB “Lourdes Siqueira Martins Ferreira”, no Vale dos Sonhos, receberam palestras ministradas pelo estudante de Engenharia Ambiental, Ian Vinicius Pupin Catarino e o responsável pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Ademar de Souza Júnior, que explicaram sobre a importância do processo de infiltração da água no lençol freático e sobre fatores que ocasionam o processo erosivo do solo.

As erosões são um problema devastador tanto na área rural como também na urbana. A impermeabilização do solo devido a urbanização e também as áreas de cultivos agropecuárias provocam esse problema em períodos chuvosos. A cidade de Monte Alto sofre constantemente com erosões e voçorocas devido a sua grande variação de altitude, falta de vegetação e falta do uso de alternativas na agricultura que ajudam na infiltração da água.

Com ajuda da Casa da Agricultura, que proporcionou uma maquete de simulação da infiltração da água, comparando um solo descoberto e o outro com a proteção da palha, técnica chamada Plantio Direto e usada pelo agricultor montealtense Adão Comin, foi dada uma apresentação explicativa para as turmas do 4º e 5º ano dos dois períodos.

Estiveram presentes também, nas palestras realizadas na escola, a secretária de Educação, Sueli Hypólito Amantéa, e o interlocutor do Programa Município Verde Azul, Tadeu Veronezi Nunes.

As crianças se mostraram participativas, fazendo questionamentos aos profissionais e dando relatos sobre experiências registradas em suas residências. Segundo Tadeu, a Prefeitura já prepara sua maquete, similar à fornecida pela Casa da Agricultura para as palestras, com o intuito de tornar ações como esta rotina no ambiente escolar montealtense.