Crianças recebem orientações sobre queimadas urbanas

A queima de folhagens e lixo residencial é um problema que persiste até nos tempos atuais, mesmo com a política de recolhimento de lixo e recicláveis, abrangendo todos os bairros de Monte Alto. Além destes materiais, terrenos baldios também são limpos irregularmente, através da queimada, acarretando diversos impactos ambientais e na saúde pública.

Pensando neste problema, a Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com fundamental apoio da Secretaria de Educação realizou, nos dias 5 e 6 de abril, palestras para os alunos das EMEBs Oraíldes Barroso Zocco e Floripes de Carvalho Motta, do bairro Vila Municipal e do Distrito de Aparecida do Monte Alto, respectivamente.

Foram impactadas com a ação não apenas as crianças do maternal ao 5º ano, como também os professores e funcionários das unidades escolares. Através de palestra, adaptada para cada perfil do público que assistiu, folheto com informações sobre como denunciar queimadas urbanas foi entregue, buscando que a informação chegue aos lares de cada aluno presente.

O estudante de Engenharia Ambiental, Ian Vinicius Pupin Catarino, foi responsável pelo conteúdo transmitido nos dois dias de ação nas escolas, onde pode abordar como as queimadas ocorrem, suas consequências e como evita-las. Por fim, as crianças participaram de dinâmica.

Segundo Ian, em seu segundo ano de ação nas escolas municipais, o resultado se mostrou positivo desde o primeiro momento, haja vista o interesse dos alunos em tirar dúvidas. “Durante a dinâmica, em que simulamos a limpeza de uma calçada, fazendo com que peças de brinquedos fossem como as folhas, insistíamos em queimar o material após varrição, mas as crianças não permitiram, dando como alternativa o recolhimento em balde de lixo. Esta é uma ação voltada à conscientização não apenas das crianças de nossa cidade, mas buscando com que as informações sejam transmitidas em suas casas, aos pais e vizinhos”, explicou.

Segundo a Lei nº 2661, de 13 de maio de 2010, a realização de queimadas para limpeza de terrenos e a incineração de lixo ou detritos, nos lotes urbanos do município de Monte Alto, pode ocasionar em multa no valor atual de R$ 424,80. Todo cidadão se depare com este cenário pode denunciar, através do telefone 199. A ligação é gratuita e anônima. Este trabalho faz parte da ação de educação ambiental como foco em queimadas urbanas, do Programa Município Verde Azul.