Importância da Área de TI para os Projetos do Governo

Virtualmente todos os projetos na atualidade estão dependendo da área de tecnologia de informação devido à agilidade e qualidade que tal serviço propicia.
Métodos antigos são também aplicáveis, na ausência desses novos métodos, todavia não podemos dispensar esse serviço.
Em razão da grande instabilidade dos equipamentos de informática e eventuais erros e problemas que tais equipamentos podem apresentar, faz-se necessária uma grande equipe técnica para poder assistir aos usuários que dependem desse serviço.

Princípios
A área de Tecnologia da Informação (TI) deve ser uma provedora de soluções no negócio. Mobilidade, agilidade, transparência e qualidade nas informações são valores importantíssimos.
As informações produzidas pela TI devem sempre estar alinhadas com aos negócios do governo e comunidade, e serem focadas no planejamento e respectivas ações.

Histórico

Centro de Processamento de Dados

♦ 1991 Com uma equipe de três colaboradores, iniciamos os trabalhos de organização e gerenciamento da área de tecnologia da informação. Os primeiros passos foram dimensionar a abrangência das necessidades através de levantamentos realizados nos departamentos no paço municipal através de entrevistas, depois a definição de produtos e serviços para atender as necessidades de trabalho e crescimento num período de quatro anos com revisões anuais. O planejamento foi realizado com a colaboração das áreas envolvidas na época (financeira e tributária) quanto a sistemas de informação visando qualidade, eficiência e eficácia com processamentos rápidos e integração das informações.

historico

♦ 1994 Iniciamos o planejamento seguido da implantação da infra estrutura da primeira rede de computadores na prefeitura já nas novas instalações da prefeitura – o então prédio do hotel municipal.

♦ 1997  Nova equipe no Centro de Processamento de Dados, tendo como principais novidades a eliminação dos sistemas de informática implantados e o desenvolvimento de alguns sistemas próprios. Nesta gestão foram implantados sistemas em modo texto(DOS) nos setores de Lançadoria, Contabilidade, Recursos Humanos e Compras. Devido a problemas complexos de conversão e desenvolvimento de sistemas e coordenação de equipes, surgiram nesta gestão vários problemas relacionados a eficiência dos sistemas implantados e segurança da informação, aliados ao não acompanhamento da evolução tecnolígica e a impossibilidade técnica da continuidade dos sistemas desenvolvidos pela saída da maioria de seus atores, além de um relativo sucateamento natural dos equipamentos de informática pelos tempos de uso e não renovação do parque de máquinas (equipamentos de informática).

♦ 2001Retomada dos trabalhos com a equipe anterior, diagnóstico da situação atual e planejamento de adequação e crescimento. Foram detectados problemas com relação a hospedagem do site da prefeitura, inconsistência e fragmentação de dados nos sistemas e parque de equipamentos (microcomputadores) em sua maior parte sucateados.
Iniciamos um dos processos mais complexos da história de TI no município até então, que foi levantar todos os dados em todos os sistemas e buscar suas co–relações do nível de integração com os processos de trabalhos e serviços disponíveis na época.
Após diagnóstico, iniciaram–se fases de conversão de dados e implantação de novos sistemas.
Foram realizados trabalhos de infra–estrutura de redes e comunicação de dados e adquiridos equipamentos de informática, iniciando assim um crescimento sincronizado para o futuro.
Iniciamos também, estudos e pesquisas para atualização tecnológica e acompanhamento das ações de TI nas três esferas de governo, buscando a sincronia das ações e esforços municipais no planejamento de governo, e a elaboração de projetos na busca de recursos financeiros para a modernização da gestão pública.

♦ 2005Dada a evolução contínua e importância da colaboração, principalmente estratégica da nova “Tecnologia da Informação” nas ações de governo, além das novas políticas públicas de modernização administrativa e inclusão social e digital, foi decidido a criação do Departamento de Tecnologia da Informação(DTI), para a definição de foco e alinhamento estratégico com os projetos de governo político administrativo do município.

Conforme exposto no histórico acima, a área de Tecnologia da Informação (TI) na administração municipal teve uma importante evolução nos últimos 20 anos, resguarda ainda as limitações financeiras do departamento e a dificuldade na difusão de uma nova cultura – “de Informática para Tecnologia da Informação” – a evolução está calcada basicamente na concepção de uma nova área aliada e de apoio nos processos de decisão, merecendo a necessária estruturação e adequação que aconteceu em 2005, e neste sentido foi dado um grande e decisivo passo na criação do Departamento de Tecnologia da Informação, não só visando atingir aos objetivos acima citados, mas também no cenário competitivo regional, pois com o aprimoramento e manutenção das competências do departamento, poderemos inclusive possibilitar a geração de receitas diretas para a administração municipal com prestação de serviços e consórcios regionais.
Muito Importante nas estratégias de negócios em todas as empresas do setor privado, no setor público a TI vem crescendo em velocidade rápida, e deve observar e acompanhar constantemente a legislação e as ações federais e estaduais de modernização administrativa e inclusão social e digital. A TI tem como funções básicas:
A contínua administração dos Sistemas de informação e telecomunicação; Analisar e projetar novos sistemas e métodos visando a otimização e dinamização de processos, zelando pela segurança, guarda e qualidade dos dados produzidos e recebidos na prefeitura.
Como gestora inicial dos projetos e sistemas de informações e telecomunicações, cria, absorve e tem que repassar, orientar sobre as primeiras instruções de uso e manutenção dos sistemas e equipamentos, tendo necessariamente que lidar com partes internas dos sistemas (rotinas de programas), bancos de dados, equipamentos e meios de comunicação, para poder proporcionar auxílio e orientações o mais adequado possível aos usuários finais.
Estratégias de Governo – Entrosar a equipe de governo do município em torno dos objetivos políticos maiores e das diretrizes traçadas pelo Planejamento de Governo Municipal; Criar uma Visão Compartilhada que agregue e convirja os esforços de todos e de cada Secretaria Municipal no sentido do direcionamento dado pelo Gestor Municipal; Colaborar para o desenvolvimento e sustentação de uma administração competente e democrática através da exposição clara e da convergência de objetivos de governo.
Buscar constantemente, métodos e ações que visem a agilidade, simplificação e transparência da informação pública procurando sempre um relacionamento duradouro e confiável entre governo e cidadão.

Estrutura Funcional

Diretor
Tadeu Veronezi Nunes

Atribuições

Executar e gerenciar o planejamento, especificação, desenvolvimento, implantação, operação e a manutenção de serviços, sistemas de informação e infra–estrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicação;
Desenvolver conhecimentos e Atividades, através de projetos, convênios e parcerias, na busca de soluções eficazes e eficientes na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicação;
Prestar serviços de atendimento e suporte à comunidade de usuarios para a plena utilização dos recursos computacionais de sistemas de informação e Telecomunicação da Prefeitura;
Definir política de uso de softwares e Hardwares;
Analisar e definir produtos para rede lógica e física;
Planejar e promover capacitação de usuarios;
Promover e estimular para os departamentos o uso racional e econômico dos recursos de informática da Prefeitura;
Promover a evolução do pessoal de informática e dos recursos de hardware e software da Prefeitura;
Organizar e participar de organizações para a democratização e racionalização da informática e telecomunicações na representação da administração municipal.

Divisão de Manutenção e Suporte

Responsável
José Marcel de Lima

Colaboradores

Emerson Rogério Martão
Fabricio da Silva Girio
Thiago Aparecido Cetroni

Atribuições

Manutenção nos equipamentos e atendimento (suporte operacional) aos usuários de informática da prefeitura; Manter em dia e atualizado as rotinas de cópias de segurança dos dados nos equipamentos servidores e unidades de bkp(fitas); Executar serviços de infra-estrutura de comunicação de dados(cabeamentos e conectorização de redes), além de controlar as atividades relacionadas a segurança e comunicação de dados.

Divisão de Desenvolvimento

Colaboradores

Leandro Rodrigo Carpiné
Silvio Arantes da Silva

 

Atribuições

Desenvolvimento de novos sistemas (programas), e manutenção dos sistemas existentes na prefeitura, inclusive Web Site. Suporte a usuários na utilização de softwares.
 Contatos

Endereço: Drº.Raul da Rocha Medeiros, 1390
Telefones: (16) 3244–3110
E-mail: ti@montealto.sp.gov.br
Horário de Atendimento: 9:00 às 16:00 hrs