Importância da Área de TI para os Projetos do Governo
Virtualmente todos os projetos na atualidade estão dependendo da área de tecnologia de informação devido à agilidade e qualidade que tal serviço propicia.
Métodos antigos são também aplicáveis, na ausência desses novos métodos, todavia não podemos dispensar esse serviço. Em razão da grande instabilidade dos equipamentos de informática e eventuais erros e problemas que tais equipamentos podem apresentar, faz-se necessária uma grande equipe técnica para poder assistir aos usuários que dependem desse serviço. Princípios A área de Tecnologia da Informação (TI) deve ser uma provedora de soluções no negócio. Mobilidade, agilidade, transparência e qualidade nas informações são valores importantíssimos.
As informações produzidas pela TI devem sempre estar alinhadas com aos negócios do governo e comunidade, e serem focadas no planejamento e respectivas ações. Histórico Centro de Processamento de Dados ♦ 1991 – Com uma equipe de três colaboradores, iniciamos os trabalhos de organização e gerenciamento da área de tecnologia da informação. Os primeiros passos foram dimensionar a abrangência das necessidades através de levantamentos realizados nos departamentos no paço municipal através de entrevistas, depois a definição de produtos e serviços para atender as necessidades de trabalho e crescimento num período de quatro anos com revisões anuais. O planejamento foi realizado com a colaboração das áreas envolvidas na época (financeira e tributária) quanto a sistemas de informação visando qualidade, eficiência e eficácia com processamentos rápidos e integração das informações. ♦ 1994 – Iniciamos o planejamento seguido da implantação da infra estrutura da primeira rede de computadores na prefeitura já nas novas instalações da prefeitura – o então prédio do hotel municipal. ♦ 1997 – Nova equipe no Centro de Processamento de Dados, tendo como principais novidades a eliminação dos sistemas de informática implantados e o desenvolvimento de alguns sistemas próprios. Nesta gestão foram implantados sistemas em modo texto(DOS) nos setores de Lançadoria, Contabilidade, Recursos Humanos e Compras. Devido a problemas complexos de conversão e desenvolvimento de sistemas e coordenação de equipes, surgiram nesta gestão vários problemas relacionados a eficiência dos sistemas implantados e segurança da informação, aliados ao não acompanhamento da evolução tecnolígica e a impossibilidade técnica da continuidade dos sistemas desenvolvidos pela saída da maioria de seus atores, além de um relativo sucateamento natural dos equipamentos de informática pelos tempos de uso e não renovação do parque de máquinas (equipamentos de informática). ♦ 2001 –Retomada dos trabalhos com a equipe anterior, diagnóstico da situação atual e planejamento de adequação e crescimento. Foram detectados problemas com relação a hospedagem do site da prefeitura, inconsistência e fragmentação de dados nos sistemas e parque de equipamentos (microcomputadores) em sua maior parte sucateados. ♦ 2005 –Dada a evolução contínua e importância da colaboração, principalmente estratégica da nova “Tecnologia da Informação” nas ações de governo, além das novas políticas públicas de modernização administrativa e inclusão social e digital, foi decidido a criação do Departamento de Tecnologia da Informação(DTI), para a definição de foco e alinhamento estratégico com os projetos de governo político administrativo do município. Conforme exposto no histórico acima, a área de Tecnologia da Informação (TI) na administração municipal teve uma importante evolução nos últimos 20 anos, resguarda ainda as limitações financeiras do departamento e a dificuldade na difusão de uma nova cultura – “de Informática para Tecnologia da Informação” – a evolução está calcada basicamente na concepção de uma nova área aliada e de apoio nos processos de decisão, merecendo a necessária estruturação e adequação que aconteceu em 2005, e neste sentido foi dado um grande e decisivo passo na criação do Departamento de Tecnologia da Informação, não só visando atingir aos objetivos acima citados, mas também no cenário competitivo regional, pois com o aprimoramento e manutenção das competências do departamento, poderemos inclusive possibilitar a geração de receitas diretas para a administração municipal com prestação de serviços e consórcios regionais. Estrutura Funcional Diretor Atribuições Executar e gerenciar o planejamento, especificação, desenvolvimento, implantação, operação e a manutenção de serviços, sistemas de informação e infra–estrutura de Tecnologia da Informação e Telecomunicação;
Desenvolver conhecimentos e Atividades, através de projetos, convênios e parcerias, na busca de soluções eficazes e eficientes na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicação; Prestar serviços de atendimento e suporte à comunidade de usuarios para a plena utilização dos recursos computacionais de sistemas de informação e Telecomunicação da Prefeitura; Definir política de uso de softwares e Hardwares; Analisar e definir produtos para rede lógica e física; Planejar e promover capacitação de usuarios; Promover e estimular para os departamentos o uso racional e econômico dos recursos de informática da Prefeitura; Promover a evolução do pessoal de informática e dos recursos de hardware e software da Prefeitura; Organizar e participar de organizações para a democratização e racionalização da informática e telecomunicações na representação da administração municipal. Divisão de Manutenção e Suporte Responsável Colaboradores Emerson Rogério Martão Atribuições Manutenção nos equipamentos e atendimento (suporte operacional) aos usuários de informática da prefeitura; Manter em dia e atualizado as rotinas de cópias de segurança dos dados nos equipamentos servidores e unidades de bkp(fitas); Executar serviços de infra-estrutura de comunicação de dados(cabeamentos e conectorização de redes), além de controlar as atividades relacionadas a segurança e comunicação de dados. Divisão de Desenvolvimento Colaboradores Leandro Rodrigo Carpiné
Silvio Arantes da Silva
Atribuições Desenvolvimento de novos sistemas (programas), e manutenção dos sistemas existentes na prefeitura, inclusive Web Site. Suporte a usuários na utilização de softwares.
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