Lintas Serayu

Desde 2015, pneus usados na cidade tem destino correto e longe do meio ambiente

Desde 2015, a Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realiza um trabalho que destina corretamente pneus usados dentro da cidade.

Na popular “Fábrica de Tubos”, localizada na Rua Bruno Maida, colabores recebem pneus utilizados dentro de Monte Alto, tanto da frota municipal como de veículos particulares.

Este serviço ambiental foi possível graças à criação da Lei Complementar nº 333, de 4 de setembro de 2012, que instituiu o Código Municipal de Resíduos Sólidos de Monte Alto. Entre os diversos pontos abordados, em seu artigo 41, ficam obrigados fabricantes, importadores e comerciantes a coletar e dar destinação adequada aos pneus inutilizáveis do município. A lei ainda, em artigo 44, proíbe que o material seja incinerado ou disposto em aterro.

Os comerciantes dos ramos ligados à venda e troca de pneus de motos, carros de passeio, ônibus e caminhões, ficam responsável por transportar o material de descarte à “Fábrica de Tubos”, onde são armazenados adequadamente até a coleta da Reciclanip. Posteriormente, os pneus são reutilizados pela indústria na fabricação de produtos de borracha, por exemplo.

De janeiro a junho deste ano, foram coletados aproximadamente 48 toneladas de pneus. Durante o ano de 2018, este número chegou a 110 toneladas.