‘Dia da Árvore’ leva crianças a plantio de mudas no São Miguel

Alunos da EMEB Professora Oraíldes Barroso Zocco estiveram, na manhã de sexta-feira (21), participando do projeto “Consciência ecológica na escola”, idealizado pelo jornalista e ambientalista Mauro Pacheco de Oliveira.

Acompanhadas pelas professoras Maria Izilda Zago Piroli e Cláudia Moraes, as quarenta e duas crianças dos 4º e 5º anos acompanharam as orientações em área verde do Conjunto Habitacional São Miguel, antes de realizarem o plantio das quarenta mudas de árvores nativas e frutíferas. Entre as espécies escolhidas, estavam o pau brasil, angico, ipê mirim, jacarandá, urucum, ameixa e graviola.

O projeto foi possível graças a parceria com a Prefeitura de Monte Alto, a Indústria Cepêra e a Concessionária de Rodovias Tebe. Representando a Cepêra, estavam presentes a gerente de Recursos Humanos, Tania Bergo, e o motorista Djalma Pessoa. Da Tebe, participaram da ação a gerente de Engenharia, Marilei Alves; a assessora de Comunicação, Taisa Montagner; a técnica em Segurança, Josiane dos Santos Camerro; o auxiliar técnico, Renato Simoneto; e a atendente do serviço 0800, Rita de Cássia Rocha.

Ao fazer uso da palavra, Pacheco relembrou o que já havia transmitido na escola em encontro anterior, a importância das árvores para a sobrevivência dos seres humanos e demais espécies. As crianças então escolheram suas mudas, realizaram o plantio e terminaram a ação no São Miguel recebendo kits das empresas parceiras. A nova praça arborizada receberá uma placa com o nome do projeto e os nomes de todos os alunos que participaram do plantio.

Na sequência, os alunos foram levados à Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima, no Centro, onde conheceram a árvore símbolo de Monte Alto, um ipê amarelo plantado em 2011, espécie eleita pelos alunos do ensino fundamental. Participaram do encontro a secretária de Educação, Sueli Hypólito Amantéa e o diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Marketing, Rogério Menani. A árvore recebeu uma nova placa com informações do projeto, substituindo a anterior que foi subtraída.

No período da tarde, os alunos da EMEB Professora Juventina de Oliveira Penna Campos também participaram do dia de conscientização, onde plantaram três mudas no pátio da escola, entre elas uma de jacarandá mimoso, escolhida como árvore símbolo da escola.

Por Raphael Bertolli
Fotos: Ycaro Borges