Dia de Finados leva milhares de pessoas ao Cemitério de Monte Alto

Na última sexta-feira (2), Dia de Finados, montealtenses e moradores de cidades vizinhas visitaram seus entes queridos no Cemitério da Paz e da Saudade, no Centro de Monte Alto. O local abriga, atualmente, mais de 25 mil corpos e calcula-se que mais de 4 mil pessoas o visitaram neste dia.

O trabalho mobilizou dezessete colaboradores municipais apenas na limpeza, e recebeu elogios dos frequentadores. Além do serviço de limpeza e organização durante toda a semana, os colaboradores estiveram presentes durante toda a sexta-feira, acompanhando caso houvessem problemas.

Outro destaque do feriado foi a participação de empresas da cidade, trazendo novidade à tradição religiosa. A Rádio Cultura AM, desde a véspera, realizou transmissão ao vivo durante o Jornal da Tarde, entrevistando os visitantes e trazendo informações sobre o local aos ouvintes – inclusive com transmissão pelo Facebook. Os radialistas aproveitaram a oportunidade para ouvir a população sobre uma enquete, realizada pela Prefeitura de Monte Alto, que trata sobre um novo local para o cemitério. Uma das ideias propostas é a construção de um novo cemitério, no Povoado de Ibitirama, dada a dificuldade de ampliação do atual, por envolver processos de desapropriação. A tv online Alternativa também esteve registrando relatos de pessoas que por ali passavam. Os Supermercados Amarelinha realizaram ação  com colaboradores disponibilizando gratuitamente café, suco, água e biscoitos.

A capela do Cemitério recebeu quatro missas ao longo do dia, sob responsabilidade das paróquias da cidade, iniciando o dia de orações com a celebração das 7 horas e concluindo às 17 horas.

Texto: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto