Lintas Serayu

Discoteca da Saudade terá arrecadação à Associação de Proteção Animal

A já tradicional Discoteca da Saudade, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Monte Alto, em sua próxima edição contará com uma causa nobre. Metade da renda arrecadada será revertida à APAMA – Associação de Proteção Animal de Monte Alto, que precisa realizar melhorias no abrigo de animais.

No dia 24 de fevereiro, sábado, a partir das 21 horas, o Centro de Convivência da Melhor Idade (Turcão I) recebe os voluntários e público, sob animação do DJ Barrozo, tocando o melhor do flashback dos anos 70,80 e 90. O ingresso tem o custo de apenas R$ 10,00 e pode ser adquirido na secretaria do clube, com os membros da APAMA e outros locais de venda, espalhados pelo município.

Segundo Ana Paula Borges Zilli, presidente da associação, o valor arrecadado será destinado às obras de melhoria e ampliação do canil, pagamento de mão de obra e compra de blocos, alambrados, cal, cimento e portões.

A criação do Canil Municipal veio ao encontro da preocupação de defensores dos animais de Monte Alto, vendo que o abandono de cães e gatos é um dos principais problemas urbanos da atualidade. Em funcionamento desde 2013, o local acolhe animais em situação de risco e os preparam para adoção responsável. Isso só foi possível graças ao empenho dos membros da APAMA.

Fazendo uso das redes sociais, a APAMA realiza campanhas de orientação e proporciona aos internautas visualizarem os animais disponíveis para adoção. O bom trabalho reflete nos resultados obtidos: centenas de animais doados nos últimos anos.

Atualmente, 200 animais estão no local, população que oscila com a constante chegada e retirada de animais. Ali, são separados por porte e temperamento, recebem água sempre fresca e limpa, ração de qualidade e fornecida de acordo com a idade. Animais debilitados ou em tratamento são alimentados também com ração úmida, patês enlatados, mas a superlotação impede que o canil receba novos animais.

Outra conquista da APAMA foi o Castramóvel, ônibus completamente adaptado que realiza castrações uma vez na semana, principalmente aos domingos. Em 2017, foram castrados 700 animais. A castração é de extrema importância no controle da população canina e felina do município, que cresce de maneira desordenada, favorecendo o abandono de animais. A cirurgia é simples e rápida, com pós-operatório tranquilo.

A população pode auxiliar os voluntários a qualquer momento, através de doações ou carnês mensais. Para maiores informações, os telefones de contato são (16) 99760-5778 ou (16) 98115-8882.

discotecadasaudade_site