Distrito de Aparecida conclui grande operação de combate à dengue

Em uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e a Subprefeitura do Distrito, foi realizado, no final de maio, um mutirão de limpeza que abrangeu toda a localidade de Aparecida de Monte Alto.

A partir do dia 26 de maio, das 8 às 12 horas, equipes trabalharam nebulizando todas as residências do distrito, orientando os moradores e retirando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e de outras doenças.

O administrador distrital, Samuel Henrique Fonseca, explicou que o trabalho de recolhimento de entulhos e materiais inservíveis é diário em Aparecida de Monte Alto. “Por isso, o mutirão não reuniu uma quantidade considerável destes itens”, finalizou.

A preocupação, segundo a diretora de Higiene e Vigilância, Priscila Santos de Mello Tréssino, é com o avanço da dengue. “Até o início deste mutirão, já havíamos somado cinco casos positivo, somente no distrito”, explicou.

A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é uma amostragem que aponta qual região do município apresenta maior infestação de larvas do mosquito, possibilitando a definição de estratégias de combate ao inseto em locais específicos e de maior necessidade. O índice levantado em Aparecida de Monte Alto é de 5,24%, enquanto que a cidade de Monte Alto tem índice 2,14%. O ADL tolerável é de 1%.

A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Associação dos Moradores do Distrito de Aparecida de Monte Alto, PAMM “Dra. Ana Maria Nacaratto Popim” e da EMEB “Profa. Floripes de Carvalho Motta”.