Lintas Serayu

Distrito de Aparecida de Monte Alto

O Distrito de Aparecida de Monte Alto foi fundado pelo sertanista paulista Flávio Antonio de Oliveira. Contam que Flávio Antonio de Oliveira, tendo sido acometido de grave enfermidade, e como devoto fervoroso de Nossa Senhora da Conceição, fez-lhe uma promessa: se restabelecendo ergueria uma igreja e doaria boa área de terras para que fosse fundada uma povoação dedicada à padroeira.

Foi atendido em suas súplicas, e cumprindo sua promessa ergueu uma capela de pau a pique coberta de sapê e ali foi celebrada em 8 de dezembro de 1848, a primeira Missa. A modesta igrejinha coberta de sapê perdurou por muitos anos e por volta de 1865, foi reformada, coberta de telha e paredes caiadas no lugar das de pau e pique. Nesta época conseguiram do Ministério do Interior e dos cultos do Império, o sino com as armas da monarquia que perdura até hoje no Santuário.

Em 1899, durante as festividades religiosas irrompeu um violento incêndio na Igreja que danificou o altar, o assoalho e algumas paredes. A população reconstruiu em pouco tempo a capela. O desvio da Estrada de Ferro Araraquarense que pelo traçado deveria passar por Aparecida, impediu o progresso da localidade.

Em 7 de junho de 1925, benzeu-se a pedra fundamental do atual Santuário e os alicerces foram iniciadas em 1929. Em 1926 pediu-se a criação do distrito de paz, o que com o apoio de Nhonhô do Livramento foi conseguido e instalado a 20 de março de 1927, distrito este que foi suprimido em 1938 e novamente elevado a zona distrital em 1939. Aparecida de Monte Alto, recebeu o nome de Montesina.

José Zacharias de Lima, quando prefeito Municipal em 1948, apoiou por unanimidade a indicação do vereador Dr. Adauto Freire de Andrade, de pedir à Comissão de Estatísticas a mudança do nome de Montesina para Aparecida de Monte Alto, novamente.

Texto adaptado do livro “História de Monte Alto”, de Prof. Luiz Carlos de Vicente

O BRASÃO

A cor do fundo do brasão, vermelha, foi escolhida por ser a do brasão da família Oliveira, fundadora do distrito. No campo superior do brasão, uma coroa dourada com 12 estrelas faz referência a Nossa Senhora da Conceição, rainha de Portugal, que foi a razão da fundação do distrito de Aparecida. Nos flancos laterais, uma das flores-de-lis simboliza o primeiro império, que doou as sesmarias à família Oliveira. A outra faz referência a dom Pedro II, que passou pelo distrito em 1865 e doou o primeiro sino e moedas e ouro e prata para a ampliação do Santuário.

Na parte inferior do brasão a serra de Monte Alto forma a letra “M” da cidade, de Montesina e de Maria (Nossa Senhora). As Serras são amarelas, em referência ao amarelo da flor do ipê, que é a árvore símbolo da nação e do distrito de Aparecida do Monte Alto. Abaixo da serra está o Rio da Onça, que nasce no distrito e faz divisa com Fernando Prestes. No listel consta a palavra: Montesina, que quer dizer Aquela que mora no monte.

A BANDEIRA

A Bandeira possui dois campos quadrados brancos. No primeiro campo, à esquerda, foi aplicado o brasão do distrito. No segundo, à direita, o sino do imperador lembra o primeiro meio de comunicação de Aparecida. Sobre ele, a cruz dos Oliveiras, família fundadora do distrito.

No retângulo azul, quatro estrelas amarelas nos cantos homenageiam Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, jovens mortos na revolução de 1932 e lembram que o distrito também participou do confronto. Entre as estrelas, cinco flores-de-lis simbolizam as cinco famílias que colonizarão a região: Oliveira, Siqueira, Ferreira, Pereira e Martins.