É tetra: Monte Alto conquista mais uma certificação no Município VerdeAzul

Em e-mail recebido na tarde de quarta-feira, dia 16 de dezembro, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tadeu Veronezi Nunes, recebeu a notícia da nova certificação no Município VerdeAzul, referente aos trabalhos em 2020.

Esta é a quarta certificação consecutiva no programa estadual. Desde 2017, Monte Alto se classifica entre os municípios mais sustentáveis de São Paulo, ficando agora em 92º lugar, com 81,28 pontos. Assim como em anos anteriores, a classificação pode mudar, após pedido de reanálise nas diretivas apresentadas e correções nas notas.

Em 2017, o município ficou em 23º no ranking geral. Já em 2018, Monte Alto subiu no ranking, alcançando o 20º lugar. Em 2019, com o aumento da participação de todos os municípios paulistas, Monte Alto permaneceu certificado, agora na 30ª posição e 90,09 pontos.

Segundo Tadeu, a diminuição de posição se dá por diversos fatores. “Aqui em Monte Alto, grande parte de nossa pontuação se dá pelo intensivo trabalho realizado em ambiente escolar, pelas docentes junto às crianças e jovens de nossa rede municipal, além dos trabalhos junto ao COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Desde março, a pandemia fez com que tivéssemos que adaptar muitas ações práticas que já tinham pontuação garantida em anos anteriores”, explica o secretário. “Ainda assim, a certificação foi conquistada, mais um reconhecimento ao trabalho realizado pela Prefeitura de Monte Alto, que manteve o título durante toda a gestão do prefeito João Paulo Rodrigues”, finaliza.

No Programa Município VerdeAzul, os 600 municípios paulistas são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Além das quatro certificações no programa ambiental, Monte Alto também conquistou o Cidadania no Campo – Município Agro, neste que foi o primeiro ano do programa voltado à Agricultura, com o seu 22º lugar no estado.

Tadeu com os troféus e certificado que conquistou como interlocutor dos programas. O troféu 2020 deve ser entregue no início do ano.