Lintas Serayu

Educação apresenta o projeto #TodaVidaImporta

Através de atividades de conscientização que envolvem o ‘Setembro Amarelo’ como o cuidado com a saúde mental e prevenção ao suicídio, a Secretaria de Educação está promovendo o projeto #TodaVidaImporta.

“O objetivo é reconhecer os principais motivos que levam os alunos a desenvolverem ansiedade e depressão, avaliar o rendimento desses alunos na escola, e orientar os profissionais envolvidos quanto ao que eles podem fazer para combater essas doenças”, destaca a diretora de Ensino, Daiane Venteu.

 

TRABALHOS

 

Uma das ações desenvolvidas é o trabalho do Policial Militar Danilo Morosini, que se dedica à conscientização da valorização do cuidado com a vida, cuidado com o próximo e como distinguir e evitar situações de violência. A ação acontece junto à alunos de 1º a 5º do Ensino Fundamental.

Além desse trabalho, os psicólogos do SAEEB (Serviço de Apoio Especializado à Educação Básica) se organizaram em cronograma que propõe o diálogo com os alunos do 6º a 9º anos a respeito da ansiedade, depressão e pânico. Para isso, contam com a ajuda dos artistas Adriano Correia e Vagner Cotrim, em atuação dos personagens Tico e Drico, que de maneira leve e consciente estimulam os adolescentes a pensar em seus sentimentos, repensar suas atitudes e compreender suas emoções.

A primeira apresentação aconteceu no dia 13, na EMEB Rita Mattos. Acontecerão ainda apresentações nas escolas Norival e Juventina.

“A participação dos alunos superou as expectativas dos professores envolvidos, pois além de participar e interagir com os artistas, muitas crianças lembraram de seus familiares que passaram por situações parecidas, emocionaram-se e se envolveram com o assunto tratado de maneira especial”, destaca a secretária de Educação, Ana Lombardo.