Educação realiza cerimônia de premiação das OMMEP e OBA

Na ocasião, foram entregues medalhas e Menções Honrosas aos participantes.

Na tarde de terça-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação reuniu os gestores das escolas municipais, estaduais e particulares, alunos e familiares para a entrega de certificados e medalhas da 3ª Olimpíada Montealtense de Matemática das Escolas Públicas (OMMEP) e da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

A OMMEP é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Educação com o apoio das escolas da rede municipal, estaduais e privada de Monte Alto. A Olimpíada é para os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, que tenham apreço pela matemática. Já a OBA, é organizada pela Agência Espacial Brasileira em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira, podendo participar alunos do 1º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio.

A cerimônia aconteceu no Anfiteatro Municipal e contou com a presença do prefeito João Paulo Rodrigues, vereadores Thiago Cetroni e João Augusto Picolo, a supervisora de Educação, Cristiane Regina Maria Balsaneli – representando a secretária de Educação, Sueli Hypolito Amantéa que estava em curso; a coordenadora de Educação Infantil, Luciana Ravagnani de Carvalho; coordenadora de Ensino Fundamental, Luciane Pissutti e a coordenadora de Educação Especial, Daiane de Fátima Venteu.

Logo no início, foram feitos agradecimentos aos gestores das escolas pelo comprometimento com o trabalho e por trazerem cada vez mais alunos a participarem das Olimpíadas. Foi feito também, agradecimentos à professora Patrícia Hideko Hama Miyashiro, que editou e acompanhou a elaboração das provas, e ao professor Samuel Souza, idealizador da OMMEP e das atividades envolvendo a disciplina de matemática.

A OMMEP foi indicada pelo vereador Thiago Cetroni e entrou em vigência no município no dia 28 de março deste ano. Na ocasião, o vereador parabenizou Samuel e a equipe da Secretaria de Educação.

Samuel foi convidado a usar da palavra e aproveitou a oportunidade para agradecer a disponibilidade das escolas e ao empenho dos alunos. “Infelizmente vou ter que deixar esse projeto em maio de 2019, mas fui muito feliz com esses alunos, estou à disposição para novas turmas durante o início do ano”, ressaltou. A supervisora de Educação, Cris Maria, parabenizou os alunos e ainda, a forma com que eles foram cativados pelos professores a participarem das Olimpíadas. “Só os professores sabem a dificuldade de conquistar a atenção dos alunos nos dias de hoje e por isso, também merecem o reconhecimento”.

O prefeito João Paulo Rodrigues agradeceu a todos que compareceram a cerimônia, o trabalho que a Secretaria de Educação tem realizado no município e ofereceu algumas palavras aos alunos: “Daqui alguns anos, vocês se lembraram de como este momento foi importante para se tornar um profissional ainda mais preparado. Que essas premiações sirvam de estimulo para irem em busca de seus objetivos”.

Os alunos medalhistas foram das escolas: EMEB Dra. Rita Schilithler de Mattos, EMEB Prof. Juventina de Oliveira Penna Campos, EMEB Prof. Nelly Bahdur Cano, EMEB Prof. Norival Mendes, EE Jeremias de Paula Eduardo, EE Luiz Zacharias de Lima, Colégio COC Maria Eugênia, Colégio Deodoro de Arruda Campos, Colégio Objetivo e Colégio Visão Sistema Anglo de Ensino.

Os alunos que não se classificaram para medalhas, mas tiveram um bom desempenho durante as provas, receberam Menções Honrosas pela participação e como forma de incentivo a participarem das próximas edições do projeto.

Texto e fotos: Sarah Pelloso
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto