Lintas Serayu

Em busca de mais uma certificação, Monte Alto já se mobiliza no Município VerdeAzul

Apesar do calendário do Programa Município VerdeAzul ter seu início, oficialmente, no ano anterior, logo após o envio de todo material, é em janeiro que as ações são intensificadas em todo estado.

Nos dias 9 e 10 de janeiro, interlocutores de cerca de 40 cidades reuniram-se na vizinha Jaboticabal, onde receberam orientações e participaram de oficinas neste primeiro encontro do programa em 2018.

Entre as mudanças apresentadas para este ano, estão duas certificações, em junho e dezembro, onde os municípios devem atingir pontuações mínimas de 40 e 80 pontos, respectivamente. Na semana seguinte, em 16 e 17 de janeiro, a capacitação ocorreu em Embaúba.

Nos dois eventos Monte Alto foi representada pelo seu interlocutor do PMVA, Tadeu Veronezi Nunes. “Estes encontros são importantes não apenas para sanarmos dúvidas referentes ao programa, mas também como oportunidades de diálogo entre os diversos interlocutores presentes para troca de conhecimento”, explica Tadeu.

A busca pela segunda certificação na gestão do prefeito João Paulo Rodrigues e vice Bicudo envolverá reuniões com empresas do município, que serão chamadas a participarem e com população, em consultas públicas como no tema Arborização Urbana, em que será necessário avançar para a certificação deste ano. Ao todo são dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A importância deste conjunto de ações visa a melhoria na qualidade ambiental e de vida da população, como também a obtenção de recursos junto ao FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição). Em 2017, no evento em que Monte Alto foi anunciado como um dos municípios certificados, foi assinado convênio de R$ 300 mil para a compra de uma pá-carregadeira.