Em Monte Alto, luzes são apagadas na Hora do Planeta

Assim como em anos anteriores, Monte Alto ingressou no movimento “Hora do Planeta”, maior mobilização do mundo na conscientização sobre as mudanças climáticas, que acontece desde 2008 e é realizada pela WWF, organização não-governamental dedicada à conservação da natureza.

No sábado (24), das 20h30 às 21h30, as luzes de cinco pontos do município permaneceram apagadas. Paço Municipal, Complexo Esportivo Baby Barioni e Praça do Trabalhador estavam na programação inicial e participaram da ação. O Centro Cívico e Cultural, por sua vez, não teve suas luzes apagadas devido a evento que reuniu centenas de pessoas no Teatro Municipal, assim como a Praça Central.

“Notamos que havia muitas famílias ali no momento em que apagaríamos as luzes, divertindo-se com as fontes ligadas e a música. Isso causaria um grande desconforto apesar do apoio da Guarda Civil Municipal, e decidimos substituir o ponto da ação”, explica o interlocutor do Programa Município VerdeAzul, Tadeu Veronezi Nunes. No lugar destes dois pontos, a Praça dos 500 Anos foi utilizada e a Câmara Municipal, graças ao apoio dos vereadores montealtenses à causa.

O ato simbólico, repetido em milhares de cidades de todo mundo, alerta sobre os impactos das mudanças climáticas, cada vez mais constantes e intensas. Em 2017, 145 cidades brasileiras e 250 mil pessoas foram envolvidas, incluindo Monte Alto. A Hora do Planeta já tem dia marcado para sua edição no próximo ano. Será realizado no dia 30 de março, no mesmo horário.

Prefeitura foi um dos pontos que permaneceram apagados durante uma hora