Em Monte Alto, resíduos de roçagem retornam ao meio ambiente em forma de adubo orgânico

Sabendo do volume de resíduos gerados na limpeza urbana, e visando o aproveitamento do material resultante do serviço de roçagem de gramados, em locais públicos, a Prefeitura de Monte Alto realiza a compostagem com o material, que é depositado em local apropriado, na “Fábrica de Tubos”. Este material é utilizado na produção de adubos orgânicos, pelo processo de compostagem e, ao término, é encaminhado ao Viveiro de Mudas Municipal.

A Fábrica de Tubos foi selecionada para a atividade devido questões logísticas e pelo espaço disponível. Como a estrutura abriga toda frota municipal, de veículos usados nas estradas rurais e em atividades pesadas (tratores, caminhões, etc), há uma economia no transporte deste resíduo. “O motorista leva ao local o maquinário e retorna, na mesma viagem, com o material resultante da limpeza”, explica Paulo Silas, um dos responsáveis pelo setor de Obras do município.

A compostagem é um processo fermentativo, provocado pela ação de microrganismos nos diferentes materiais de origem orgânica, formando assim o composto. Em meio sólido, o processo pode ser de duas maneiras: aeróbio (com presença de oxigênio) e anaeróbio (sem a presença de oxigênio). Ocorrem reações bioquímicas, de ações sequenciais, realizadas por diferentes grupos de microrganismos que atuam nos materiais até a transformação final.

Esta fermentação se inicia no momento em que a pilha de composto é preparada e, desde que as condições sejam ideais, ocorre a liberação de odor agradável. Nas diferentes fases da compostagem há, inicialmente, elevação da temperatura, que vai diminuindo gradativamente até atingir a temperatura ambiente, quando o composto estará bioestabilizado.

Os materiais inorgânicos, como a terra, a água, o ar, os calcáreos, o pó-de-rocha etc., têm a finalidade de enriquecer o composto e melhorar suas condições fermentativas. Os inoculantes são produtos que contêm microrganismos de diversas espécies utilizados para acelerar a fermentação e, consequentemente, o tempo de preparo de composto.

A umidade, a temperatura, o ar e a relação C/N são fatores fundamentais para a qualidade do produto final. Quando esses fatores são bem controlados, obtém-se um produto de boa qualidade, em menor tempo e sem poluir o meio ambiente.

O local ainda serve como campo de estudo aos alunos do programa “Jovem Agricultor do Futuro”, realizado em uma parceria da Prefeitura de Monte Alto com o SENAR. Atualmente, o programa de aprendizagem rural atende 35 jovens, de 14 a 17 anos, estudantes das escolas estaduais e municipais.

Umedecimento da leira de compostagem, em irrigação feita com mangueira.