Em reunião com diretores das escolas, Saúde esclarece sobre o coronavírus

EApós a divulgação do primeiro caso suspeito de coronavírus (COVID-19) em Monte Alto, no final da tarde de quinta-feira, 12 de março, a secretária municipal de Educação, Marilena Regina Maria da Silva “Nita”, viu a necessidade de esclarecer sobre a doença com os diretores das escolas.

O pedido foi prontamente atendido pela secretária municipal de Saúde, Sueli Melo, ficando marcado para a tarde desta sexta-feira, 13 de março, encontro no Anfiteatro Municipal.

Diretores e representantes das instituições das redes municipal, estadual e escolas particulares puderam esclarecer suas dúvidas com a equipe da saúde, representada pela secretária Sueli Melo, a diretora de Higiene e Vigilância, Priscila Santos de Mello Tréssino, a coordenadora Adriana Barbieri Lanfredi e a enfermeira Elaine Lanfredi Lopes.

Segundo a secretária Nita, não há posicionamento quanto a suspensão de aulas e o município acompanha diariamente as deliberações a nível federal e estadual. Da mesma forma, a secretária Sueli disse que o caso suspeito, desde sua identificação, recebe atenção da equipe.

A paciente, de 62 anos, está com o quadro de saúde normalizado, sem sintomas da doença. “O comportamento dela foi essencial para que agíssemos rapidamente e da melhor forma”, informou Sueli. “Mesmo com o desaparecimento de todos os sintomas, aguardamos o resultado do exame e a quarentena permanece. É um momento de cuidados, por isso seguimos todos os protocolos transmitidos pelo Ministério de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e pela DRS13, da qual Monte Alto faz parte”.

Por fim, os profissionais responderam aos questionamentos dos diretores das escolas. Uma campanha municipal levará material impresso a todas as escolas, tranquilizando a população e conscientizando sobre a importância de hábitos de higiene que evitam a contaminação, como lavar as mãos com detergente. Maiores informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Monte Alto, através do link https://montealto.sp.gov.br/site/coronavirus.