Escola de Formação da GCM tem início na próxima segunda-feira, dia 27

A Secretaria Municipal de Segurança Pública dará início, na manhã de segunda-feira, 27 de janeiro, às aulas da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização da Guarda Civil Municipal de Monte Alto.

O projeto foi criado através da Lei nº 3552, de 16 de setembro de 2019, e busca compartilhar conhecimentos com os agentes da GCM, através da capacitação e da atualização profissional permanente.

O diretor de Inteligência e Monitoramento da Prefeitura de Monte Alto, Mário Augusto dos Reis, fica responsável pela coordenação e direção da escola. A primeira formação será realizada na antiga sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA, na Vila Municipal. Os oito novos GCMs, aprovados no último Concurso Público, já iniciam suas atividades com este curso, que deve durar quatro meses.

Na grade da formação estão presentes disciplinas como Constituição Federal e legislação vigente, estratégias, uso de equipamentos, violência doméstica, primeiros socorros, combate a incêndios e a relação da instituição com a Polícia Militar, Polícia Ambiental e grupos vulneráveis. Ao término das aulas, os novos guardas devem também passar por estágio supervisionado de 160 horas.

Segundo o comandante da GCM, Antonio Mauro Miranda, a corporação prevê que seus agentes devem passar por um mínimo de 80 horas de capacitação por ano. Na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização, em seu primeiro curso, a grade conta com um total de 1000 horas de atividades entre ações teóricas e práticas. O projeto tem parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil, Promoção Social, CRAS, CMDCA, Ministério Público e Poder Judiciário.