Escola “Professora Amélia Nunes de Freitas” é inaugurada no Vera Cruz

A Prefeitura de Monte Alto, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou, na manhã deste sábado, 21 de dezembro, a Escola Municipal de Educação Básica “Professora Amélia Nunes de Freitas”. A nova unidade de Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano, atenderá cerca de 200 crianças de 6 a 10 anos, do Bairro Jardim Vera Cruz e proximidades. A escola tem como diretora Priscila Carnaroli e como coordenadora Alessandra Dias Lopes Antonio.

A obra teve início na gestão da ex-prefeita Silvia Aparecida Meira, em 2015, solicitada através do Plano de Ações Articuladas – PAR, tendo como justificativa o grande aumento habitacional na região, com a abertura dos novos bairros. Em sua época, a Secretaria Municipal de Educação tinha como responsável o atual vereador e professor Thiago Cetroni, sendo sucedido pela professora Sueli Hipólito Amantéa.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o prefeito João Paulo Rodrigues; a primeira dama Luciana Alexandre; o vereador-presidente Baltazar Garcia; os vereadores Donizete Morelli, Fabrício Nogales, Heraldo Soares, João Augusto Picolo, Carlos Gerber, Júlio Raposo do Amaral Neto, Maria do Carmo Irochi Coelho e Maria Helena Rettondini; membros do Poder Executivo, principalmente gestores da Educação, diretoras e vice-diretoras de outras unidades escolares do município. A Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal esteve representada por sua dirigente Jussara Aparecida Ferreira Destri, que é montealtense.

Após a execução dos Hinos Nacional e de Monte Alto, o cerimonialista Rogério Menani, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Marketing, leu o histórico da professora Amélia Nunes de Freitas, que empresa nome à nova escola.

Amélia foi professora e nasceu em 24 de abril de 1929. A montealtense lecionou na zona rural dos municípios de Urupês e José Bonifácio, entre os anos de 1948 e 1950, retornando à sua cidade natal para realizar o mesmo trabalho em comunidades rurais. Em 30 de junho de 1950, foi efetivada como professora na escola “Dr. Raul da Rocha Medeiros”. Casou-se com Wilson Freitas em 1953, tendo como único filho Wilson Antônio Tadeu Nunes de Freitas, que se casou com Maria Cristina Cestari de Freitas e lhe deu um neto, Guilherme Cestari de Freitas.

Segundo relatos de pessoas que conviveram com a professora Amélia, tratava-se de uma profissional dedicada e muito exigente, que ensinava inclusive seus alunos a limparem as carteiras de madeira. Amélia também chegava antes do início da aula para dedicar-se aos jovens com dificuldades e para preparar sua lousa com o conteúdo do dia e diversos desenhos.

A professora também desempenhou seu papel de educadora com crianças dos circos que vinham a Monte Alto. Amélia acolhia elas em sua sala de aula, compreendendo as necessidades dessas crianças nômades. Aposentou-se em 28 de janeiro de 1986, ainda na escola Dr. Raul da Rocha Medeiros. Faleceu em 24 de março de 2014, deixando um legado de muita dedicação e amor ao ofício.

O prefeito João Paulo Rodrigues entregou, ao filho da homenageada e sua esposa, Wilson e Maria Cristina, um cartão de prata em reconhecimento ao seu trabalho.

A secretária municipal de Educação, Marilena Regina Maria da Silva, carinhosamente conhecida como “Nita”, falou que abriria mão de discursar sem papel, pois faltariam palavras em momento tão emocionante. Em suas palavras, agradeceu o trabalho dos secretários que a antecederam na Educação e aos profissionais que não mediram esforços, até a noite anterior à inauguração, para que tudo ocorresse da forma planejada. Ao término de seu discurso, citou famosa frase do escritor francês Victor Hugo: “Quem abre uma escola fecha uma prisão”.

Quebrando o protocolo, a diretora da EMEB Professora Laídes Trindade, Bete Zaupa, deu seu depoimento quando aluna da Professora Amelinha e suas ações que impactaram na sua escolha pela carreira na educação. “Ela era uma mulher à frente de seu tempo. Realizava votação dentro de nossa sala de aula, onde elegíamos quem seria o prefeito, o vice-prefeito e vereadores. Os alunos estudavam com a faixa”, lembrou Bete.

A ex-prefeita Silvia Aparecida Meira, hoje assessora do vice-governador Rodrigo Garcia, fez uso da palavra externando sua alegria em estar presente na entrega da escola, ao lado do seu marido Paulo César Carello, que também fez parte da Administração Municipal. “A professora Amélia foi e é exemplo de criatividade e resiliência”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Baltazar Garcia, iniciou seu discurso falando que hoje a Casa de Leis é composta por cinco professores, mostrando como a educação é importante na construção de uma sociedade. Dirigindo-se a Silvia Meira, disse que ela era conhecida como uma prefeita que dava valor à educação. “O atual prefeito João Paulo, na época, era seu vice e participou desta história. Hoje dá seguimento a este compromisso, principalmente em questões que regulamentam o exercício de nossa atividade em Monte Alto”, finalizou.

O prefeito João Paulo falou sobre sua realização em entregar a sexta obra iniciada na gestão anterior, com muita a honra. “Toda obra traz felicidade, mas quando se trata de uma escola, esta realização é multiplicada”. Segundo o prefeito, Amélia foi sua professora no 3º ano, já na EMEB Dr. Raul da Rocha Medeiros.

João direcionou o final de suas palavras à equipe que atuará na nova escola. “O maior patrimônio da Educação em Monte Alto são vocês, professores”. Encerrando, pediu uma salva de palmas ao atual secretário municipal de Planejamento Urbano, Gabriel Miranda Couto e ao engenheiro Fabrício Fernando Belodi, responsáveis pelas últimas articulações que permitiram a abertura da escola já para o ano letivo de 2020.

Após uma oração, as autoridades e familiares de Amélia descerraram a fita inaugural e a placa com denominação do prédio, uma grande conquista da comunidade do Jardim Vera Cruz, São Miguel, Eldorado, San Remo e proximidades.