Escolas da cidade visitam a Estação de Tratamento de Esgoto

Monte Alto possui dois sistemas de tratamento de esgotos, que retornam a rios, como o Turvo e o Ribeirão da Onça, uma água efetivamente tratada com a tecnologia aplicada nos trabalhos da Sabesp em Monte Alto.

Pensando em levar o conhecimento aos jovens da cidade, a empresa recebeu, ao longo do ano, a visita de 350 alunos, de dez escolas da rede municipal de ensino. A presença no local de tratamento do esgoto e da água concluiu um trabalho de conscientização iniciado em sala de aula, com o objetivo de transmitir a um número maior de pessoas possível, o que seria visualizado na prática.

A visitação foi acompanha por profissionais da Sabesp, que explicaram todas as etapas envolvidas no tratamento do esgoto. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o projeto trouxe resultado imediato às escolas. Houve a redução nos gastos excessivos de água, no lixo depositado incorretamente no chão e dentro dos vasos sanitários. Alunos relataram também que chamam a atenção dos familiares e replicam os ensinamentos sobre o consumo excessivo de água, a reciclagem e o descarte de óleo de cozinha.

Tadeu Veronezi Nunes, secretário de Agricultura e Meio Ambiente e também interlocutor do Programa Município VerdeAzul em Monte Alto, explica que até o final do ano, todas as escolas serão impactadas com o projeto.