Escolas de Monte Alto recebem palestra sobre a prevenção de traumas no trânsito

Na manhã de sexta-feira (17), o Anfiteatro Municipal recebeu a palestra do programa P.A.R.T.Y – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude. A escola escolhida para o primeiro dia das atividades foi a E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima, com os alunos do 3° ano do ensino médio, que foram conscientizados sobre a importância em prevenir sequelas físicas e mentais que podem ser causadas pelo uso do álcool.

O projeto, em Monte Alto, é coordenado pela psicóloga Roseli Aparecida Dellavechia Ferreira, em parceira com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do SAMU, da TEBE, da Guarda Civil Municipal (GCM) e outros voluntários. O sucesso da palestra, foi possível graças à colaboração dos agentes comunitários da USF Dr. José Jesus Victório Rodrigues, do Jardim Canaã, estagiários de psicologia, da assistente social do CREAS, Marilúcia Schineider, e do coordenador do SAMU, Janderson Antenor do Nascimento.

O evento também contou com a palavra do secretário de Desenvolvimento Econômico e Marketing, Rogério Menani. “É importante que vocês tenham pessoas dispostas a falar a vocês o quanto é importante que pensem no futuro. Falar sobre estudo e sobre as decisões que tomamos agora e nos afetam para sempre, como é o caso das escolhas feitas no trânsito”, afirma.

O Programa contempla os terceiros anos do ensino médio de todas as escolas públicas e particulares de Monte Alto, com o policial militar Célio Edgar Rebechi realizando as palestras. O projeto nasceu no Canadá, em 1986, na cidade de Sunnybrook, onde havia um alto índice de adolescentes mortos ou gravemente feridos em acidentes de trânsito. O projeto se expandiu para além do país de berço e foi à Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos.

No Brasil, o P.A.R.T.Y foi instituído em 2008, pela Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e na Unicamp em Campinas, em 2010.

A próxima reunião está programada para a sexta-feira, 7 de junho, com os alunos das escolas E.E. Jeremias de Paula Eduardo, Colégio Deodoro Arruda Campos Dom Bosco, Colégio COC – Maria do Carmo, Colégio Visão Anglo e o Colégio Objetivo.