Escolas municipais recebem ciclo de palestras sobre o meio ambiente

Biodiversidade, queimadas urbanas e conservação do solo foram temas de encontro entre engenheira agrônoma e crianças.

Dando continuidade às palestras com informações ambientais com foco nas crianças da rede municipal de ensino, as EMEBs “Professora Maria Apparecida Olivério Tiezerini”, “Professora Juventina de Oliveira Campos” e “Dr. Raul da Rocha Medeiros” receberam, nos dias 29 e 31 de agosto, e 5 de setembro, apresentações realizadas pela doutora em Agronomia, Eloiza Santana Seixas.

As crianças receberam orientações referentes aos riscos das queimadas urbanas, consequências à saúde e ao meio ambiente e como proceder ao se deparar com o fato. Folhetos sobre o disque-denúncia foram entregues, para que os alunos pudessem replicar os conhecimentos em seus lares, para responsáveis e irmãos.

Em seguida, aprenderam sobre a biodiversidade e as atuais ameaças como o desmatamento. Mudas de espécies nativas, como o ipê amarelo, jacarandá mimoso e sementes de guapuruvu foram distribuídas para plantio nas escolas e os alunos ainda fizeram desenhos em sala de aula, mostrando o que aprenderam na palestra.

Na última palestra, as crianças aprenderam sobre a importância da conservação do solo e como isso pode ser feito. Uma maquete, que representa solos com diferentes coberturas de solo e que mostra a ação da água em casa área, proporcionou aos alunos verem o que foi transmitido instantes anteriores, nos slides apresentados. Fica claro, conforme a ação da água na maquete, que a área onde a terra recebe cobertura de palha ocasiona menos danos ao solo, fazendo com que entendam sobre a importância em preservar, por exemplo, as matas ciliares.

Segundo a palestrante, aproximadamente 350 crianças foram impactadas nas nove palestras proferidas. “O intuito principal é que elas atuem como multiplicadores do que passamos em sala de aula. Dado o interesse dos alunos em entender o que era dito, fazer perguntas e dar relatos do que já viram em suas vizinhanças, acreditamos que o trabalho tenha sido eficaz”, finalizou Eloiza.

O cronograma de atividades segue para outras unidades escolares, que ainda não receberam as informações. As palestras são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Programa Município VerdeAzul.

Texto: Raphael Bertolli
Comunicação/Prefeitura de Monte Alto