Escolas terão Educação Ambiental ampla no currículo

Escolas desenvolverão projetos voltados para temas geradores com temática de sustentabilidade

Através de integração entre secretarias de Educação e Meio Ambiente, foi lançado na segunda-feira, 1º, o Plano Municipal de Educação Ambiental (PMAE). Inicialmente, ele será voltado para as escolas municipais, com convite estendido às particulares e estaduais.

“O planejamento será feito a cada quatro anos, sendo transformado em lei, e toma como base as legislações básicas sobre o tema, onde a Educação Ambiental deve ser contínua e transversal”, destaca o secretário Fábio Nascibem.

“Ela não deve ser apenas lembrada em datas comemorativas, mas ser um processo permanente. Deve envolver todas as faixas etárias. As escolas vão desenvolver projetos voltados para temas geradores com temática de sustentabilidade”, complementa.

Educadora

O Plano tem como missão tornar “Uma Monte Alto Educadora”, se valendo de um conceito disposto pela UNESCO na década de 1970 e retomado pelo Movimento das Cidades Educadoras, na década de 1980.

A primeira etapa será a formação dos professores, pois todos são considerados, igualmente, educadores ambientais. As últimas segundas-feiras de cada mês será reservada à Educação Ambiental nos HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), com participação de pesquisadores da área e técnicos da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Os HTPC têm sido on-line.

Mais à frente, Associações de Moradores e a sociedade em geral poderão se envolver mais no processo, sobretudo através do Conselho Municipal de Educação Ambiental (CMEA), além dos Coletivos Educadores.

Os conselhos foram marca da campanha da prefeita Maria Helena Rettondini e do vice Dr. Joaquim, garantindo maior participação da comunidade na ação pública.