Lintas Serayu

ESF Accácio promove ação de conscientização sobre ‘Outubro Rosa’

A ESF Accácio de Oliveira Nunes, localizada no Jardim Bela Vista, em uma parceria com CRAS Vera Cruz, realizou um bate-papo sobre o “Outubro Rosa”, com moradoras que residem na localidade e também de outros bairros de Monte Alto. O evento aconteceu na tarde de quinta-feira (3), na sede do CRAS Vera Cruz.

A enfermeira-chefe da ESF, Talita Menossi Cotrim Sardão, conduziu a conversa contando a história da campanha, abordando a importância da prevenção do câncer de mama, dos exames necessários, bem como do autoexame e dos fatores de risco. Além disso, foi exibido filme, explicando sobre o exame de mamografia.

As participantes – que somaram por volta de 30 mulheres – levantaram perguntas mediante as dúvidas e dividiram experiências de quem já foi diagnosticada com o câncer de mama, e de quem suspeitou, mas na consulta descobriu não ter a doença.

O bate-papo contou ainda com chá da tarde para as mulheres, promovido pela Salgaderia Bom Gosto e pela Flora Kiriri Paisagismo. Ao final, as participantes também receberam lembrancinhas.

A ação só foi possível graças ao empenho da assistente social do CRAS Vera Cruz, Rosangela de Fátima Lopes Couto, e da equipe da ESF Accácio, com os agentes comunitários, que tem um papel fundamental na realização do evento.