Lintas Serayu

ESF Accácio realiza ação sobre ‘Setembro Amarelo’ na EMEB Norival

Através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a equipe da ESF “Accácio de Oliveira Nunes” realizou na quinta-feira (26), uma palestra com a temática do Setembro Amarelo, aos alunos do 8º e 9º ano da EMEB “Professor Norival Mendes”. A enfermeira-chefe da unidade, Talita Menossi Cotrim Sardão fez a apresentação, e quem conduziu o bate-papo e as dinâmicas de grupo foi a psicóloga Luzia Hiroe Ito.

Em um diálogo com os alunos, Luzia mostrou a importância da prevenção ao suicídio – objetivo da campanha “Setembro Amarelo” – os incentivando a ficarem mais atentos sobre o comportamento de pessoas próximas, como a família e os colegas da escola que apresentem transtornos mentais como a depressão que, se não tratados, podem levá-los ao suicídio.

Os alunos participaram ativamente da palestra, levantando perguntas, compartilhando histórias e incentivando os outros colegas a sempre buscarem por ajuda.

Na terça-feira (24), a psicóloga também promoveu um bate-papo sobre o Setembro Amarelo, com os pacientes que esperavam o atendimento na unidade. A profissional atende na ESF Accácio, no Jardim Bela Vista, e na USF João Thiago de Camargo, no Jardim Alvorada.

Os dois eventos foram possíveis graças à junção do trabalho da enfermeira Talita, da Luzia e dos agentes comunitários da unidade Accácio: Abigail Teresinha Leite Fumes, Daiane Cristina Marques dos Santos, Daniele Priscila Ribeiro, Edvânia da Silva Santos, Flávila Tainá Belo da Silva, Gabriel Vinicius Pereira e Ricardo Alves de Castro Filho.

Além disso, a empresa HM Doces, que vende doces em geral, embalagens e artigos para festas, fez doação de bexigas amarelas para a dinâmica desenvolvida com os alunos.

Ao final da palestra, os alunos da EMEB apresentaram à equipe de saúde o seu mural, feito durante as atividades em sala de aula no mês de prevenção ao suicídio.