Lintas Serayu

Patrimônio Histórico:
Antiga Estação “Eng. Homem de Mello”,
no Bairro Rural Homem de Mello

O tombamento desse patrimônio histórico e cultural foi proposto pelos vereadores João Augusto Picolo e Prof. Dr. Júlio Zacarin Neto em 2017, aprovado pelo Poder Legislativo e sendo preservado através da Lei Municipal nº. 3.350, de 21 de novembro de 2017.

A mensagem proposta pelos edis ao plenário foi:

“A ferrovia faz parte da história não só do município, mas do Estado de São Paulo e do Brasil.

A primeira criada foi com capital inglês ligando Jundiaí ao Porto de Santos, sendo a “The São Paulo Railway Company” para escoar café e passageiros.

Em Monte Alto nas primeiras décadas do século XX houve a Cia. Melhoramentos, interligando a zona rural e urbana, colocando o município no contexto de modernidade da época.

Tal estação mencionada é uma das únicas ainda a estar presente, rememorando uma época e testemunhando um contexto histórico de nossa cidade, merecendo ser conservado.

A Constituição Federal em seu artigo 225 preconiza a incumbência do Poder Público em zelar pelos monumentos culturais, históricos, artísticos e paisagísticos.

Ante o exposto, requeremos a este Douto Plenário para a aprovação deste Projeto de Lei.”

Confira a lei municipal na íntegra:

https://leismunicipais.com.br/a/sp/m/monte-alto/lei-ordinaria/2017/335/3350/lei-ordinaria-n-3350-2017-dispoe-sobre-o-tombamento-da-estacao-ferroviaria-localizada-no-bairro-rural-homem-de-mello-e-da-outras-providencias?q=homem+de+mello

Mais informações

Onde fica? Bairro Rural Homem de Mello
Dias e horário de visitação: Todos os dias, espaço privado que permite a visitação
Possui visita monitorada? Não