Lintas Serayu

Estudo epidemiológico de Monte Alto avança e identifica bebê com Covid-19

O estudo epidemiológico iniciado no dia 29 de março continua sendo realizado, pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, já são 1254 exames feitos, em pacientes assintomáticos ou que apresentaram leves sintomas gripais e não buscaram atendimento. Do total de testes rápidos feitos até o momento, 26 receberam resultados positivos e submeteram os pacientes a contraprova.

O destaque desta última atualizada está entre os familiares de casos positivos, ou seja, pessoas da família de pacientes que, desde o início da pandemia, foram notificadas no boletim epidemiológico do município. Foram feitos 74 testes, resultando em 12 confirmações, aumentando drasticamente o número de pacientes positivados em tratamento ambulatorial, ou seja, em isolamento domiciliar.

Entre estes novos positivos levantados pelo estudo, hoje foi registrado que um bebê, com 11 meses, teve contato com o vírus e já está curado, ou seja, apresentou o anticorpo IgG. Segundo os profissionais da Vigilância Epidemiológica, o bebê teve contato com uma avó, registrada no boletim e que reside na mesma residência. Segundo os familiares, a criança apresentou uma leve gripe somente, mas não precisou de tratamento. “Além disso, dos positivos registrados no último boletim, do dia 21 de julho, praticamente metade são da mesma família. O trabalho desempenhado pelas equipes envolvidas neste enfrentamento à Covid-19 permite que monitoremos a circulação do vírus, como nestes dois casos, mesmo que estas pessoas não busquem ou precisem de atendimento médico”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Priscila Mello.

As atualizações já estão presentes na página do Coronavírus, no link www.montealto.sp.gov.br/coronavirus.

Testes feitos no bebê de 11 meses, que não precisou de atendimento médico e já é curado.