Estudo epidemiológico estima movimentação da Covid-19 em Monte Alto

Foi concluído e apresentado nesta manhã de sexta-feira, 29 de maio, levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde junto às instituições Santa Casa de Misericórdia e Unimed de Monte Alto.

O estudo, acompanhado por comitê técnico, buscou estimar o alcance do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da Covid-19, no município.

Após a testagem de 256 profissionais da saúde, de departamentos públicos e privados, o que se identificou é que 1,95% desta população (5 pessoas), teve contágio pelo vírus. Da amostragem feita em pacientes atendidos nos ambulatórios de queixas respiratórias, 133 pacientes, foram identificados 4 casos confirmados de contágio, representando 3% dos testes.

Isso representa que dos 389 testes realizados, 9 munícipes (2,3%) tiveram contato com o coronavírus, apresentando leves ou nenhum dos sintomas, sem tratamento ou internação e já estão curados.

Outro ponto levantado no estudo foi o expressivo número de contágio em profissionais do Pronto Socorro Municipal. Dos 36 testes feitos somente neste departamento, 5 exames retornaram com positivo para Covid-19.

Mediante este dado, a secretária municipal de Saúde, Sueli Melo, solicitou que novos exames fossem feitos no local, na totalidade dos profissionais envolvidos. Com os novos 25 exames realizados, obteve-se mais 4 resultados positivos. Desta forma, no Pronto Socorro Municipal, entre os 61 colaboradores, 9 tiveram contágio pelo coronavírus. Somados aos três casos anteriores, presentes nos boletins epidemiológicos diários, 19% dos profissionais já tiveram contato com a doença e permaneceram assintomáticos ou com leves sintomas. Todos já são curados.

Na conclusão do estudo, a Prefeitura de Monte Alto apresentou as ações a serem realizadas, entre elas manter o protocolo de testagem, ampliando aos profissionais da segurança pública e população vulnerável, como comerciantes, frentistas de postos de combustíveis e atendentes de casas lotéricas.

No Pronto Socorro Municipal, os profissionais intensificarão as ações de enfrentamento à pandemia, o serviço de limpeza e o uso e fiscalização de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

A equipe do Pronto Socorro Municipal passará por retestagem após 14 dias do levantamento. Os números serão apresentados a partir do próximo boletim epidemiológico, em espaço que detalhará o novo número de positivos registrados.